Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/140

Wikisource, a biblioteca livre

uma embaixada a uma das primeiras cortes da Europa e de ter sido um dos melhores ministros do reinado de D. João V. Bartolomeu foge à Inquisição de Lisboa e moribundo bate às portas do hospital de Toledo, mendigando uma enxerga para seu último leito, e um lençol que lhe sirva de mortalha, depois de ter quebrado as leis da atração e descoberto a aeronáutica remontando-se aos ares em sua máquina e deixando boquiaberto o povo da cidade de Lisboa.

Mais alguns anos e um século teriam passado por sobre essa cabeça veneranda, encanecida por tão longa idade!

Afinal já não vivia; arrastava apenas a existência, como pesado fardo.

Curvada ao peso de noventa e dois anos, arrimava-se ao bordão de suas peregrinações e ia-se grave, vagarosa e cansada pelas ruas da vila do Desterro.

A velhice, a mocidade e a infância lhe tributavam então as maiores considerações de respeito, de amor e de simpatia. O povo se descobria em sinal de veneração, e ouvia-se no meio de turbas um murmúrio surdo abafado, que dizia:

— É a beata Joana de Gusmão!Éa mulher santa!

Na noite de 15 de novembro de 1780, um luzido acompanhamento de homens envoltos em opas escarlates e acetinadas, empunhando brandões acesos e entoando os cantos da eucaristia, seguido de numeroso concurso de