Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/18

Wikisource, a biblioteca livre
BRASILEIRAS CELEBRES

segundo as expressões de um autor sul-americano está destinada a realizar o typo da perfectibilidade indefinida da especie humana; a ser o ardente apóstolo do Evangelho, que será o codigo unico que regerá os povos sem necessidade de constituições, quando essa criatura sublime do Eterno haja recobrado a dignidade de seu ser por uma instrução esmerada.

Para que este livro não ficasse incomplecto, junctei-lhe uma rápida e concisa introdução relativa á história do Brasil e fechei-o com o juízo que sobre as senhoras brasileiras formam os viajantes estrangeiros. É um epilogo que, como brilhante corôa, resplandece sobre estas palidas paginas, dando-lhes o brilho que lhes falta.

Na confecção d'este livro só tive em vista apresentar-vos este ramalhete de flores colhidas em nosso jardinoso payz. Estão entrançadas sem arte, sem gosto; não é isso defeito das flores que são bellas sinão magníficas e sim de minhas mãos que não souberam dispôl-as tirando partido da vanedade de seus matizes, mas dir-vos-hei que escrevi-o sentindo arder-me no puro amor da patria, tendo por culto a verdade e por unico livro o Brasil!