Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/186

Wikisource, a biblioteca livre

Tavares de Siqueira e Sá: “Elogio eurapélico, crítico, encomiástico, serifaceto, joco-sério, irônico-enfático, metódico-empírico, médico-jurídico, criptológico, antagonístico-erótico, ao eruditíssimo acadêmico-fisico o Dr. Mateus Saraiva, usando nas suas obras de agudos e outras licenças, contra a crusca moderna e nova reforma dp Parnaso. Soneto timiagudo”. Na porta diz ele: “Aludo aos ribombantes, ampuláceos e sesquipedaís títulos com que este cândido acadêmico costuma frontispiciar as suas obras.”

7 Júbilos da América na gloriosa exaltação e promoção do Ilm. E Exm. Sr. Gomes Freire de Andrada. Coleção das obras da Academia dos Seletos, que na cidade do Rio de Janeiro se celebrou em obséquio e aplauso do dito Exm. Herói pelo doutor Manoel Tavares de Siqueira e Sá. — Lisboa, 1 vol. In — 4º, 1754.

8 O editor dos Júbilos da América mostrou-se todavia tão parco de encômios para a{ }nossa poetisa, quanto pródigo em liberalizá-los largamente aos seus amigos, contentando-se com a seguinte nota a seu respeito, que vem no índice daquela coleção: cega à nativitate.

9 No mês de março de 1837, fez D. Grácia Hermelinda inserir no Farol do Império, folha diária desta corte, uma coleção de sentenças dos filósofos antigos e modernos e de adágios triviais, de que se faz uso na sociedade, oferecida às meninas brasileiras.

Animou-se e dar à luz a sua coleção sombra das máximas do ilustre marquês de Maricá,

Qual fraca vide que se arrima a um tronco.
Seixas Brandão.

“As interessantes máximas, pensamentos e reflexões”, disse ela, “há poucos dias publicadas pelo Exm. Sr. Marquês de Maricá, induziram-me a fazer escolha de outras em várias obras de filósofos antigos e modernos, para oferecê-las às senhoras brasileiras, que talvez nelas encontrem doutrina pura de que se possam aproveitar. Não escrevo por vaidade nem por ostentação por não carecer de motivo de uma nem de outra cousa: eu mostro aquilo que é velho, o que se acha escrito há milhares de anos.”

10 A autora da coleção de sentenças fez notar que as Sentenças