Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/211

Wikisource, a biblioteca livre

“Fico!” Ali são os seus primeiros ministros, almas ardentes, consciências puras, ilustrações perfeitas.

Aqui são os seus conselheiros, os legisladores do novo império, que trazem as suas tábuas fundamentais, o livro de sua liberdade. Ali são os seus sábios com suas penas de diamantes; os seus poetas com suas liras de esmeralda, encordoadas de ouro; os seus pregadores coroados com a chama da inspiração divida, trazendo nos lábios a voz dos profetas; os seus oradores políticos, abrasados do amor da pátria.

Aqui são os seus guerreiros enramados com os louros da vitória,com os seus estandartes rotos e enfumaçados, tendo inscritos pelo crivo das balas os nomes eternos de Pirajá, Itaparica, Caxias, Itapicurumirim; e ali, ao longe é o mar, são as velas da nova esquadra, sulcando as ondas e desprendendo pela primeira vez as brisas livres do oceano, a bandeira da primavera!

O grito do dom Pedro I despertou os ânimos, que ainda detinha a fria indiferença, e acordou o nobre patriotismo do primeiro ao ultimo dos brasileiros. Gratos à voz do magnânimo príncipe, que os convoca a se constituírem em nação, infileiram-se de entorno aos pendões auriverdes, para a guerra da independência, e as senhoras brasileiras acompanharam-nos em seus generosos movimentos. Elas provocaram os brios de seus cosortes, incitando-os a combater contra os inimigos da liberdade pátria, armaram o braço ainda infantil de seus