Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/215

Wikisource, a biblioteca livre

pedaços aos golpes dos machados. Os soldados entraram, mas detiveram-se ante o postigo, que dava entrada para o interior; parecia que a unção, que se respirava naquele recinto os havia contido, de repente abriu-se o postigo e se apresentou ante eles uma débil mulher, seu traje era respeitável, o hábito carmelitano cobria os cilícios, que apertavam as carnes, que haviam morrido para o mundo, e sua cabeça veneranda e sublime resplandecia com os cabelos, que lhe branquearam os anos e as macerações.

Era a madre abadessa, era a soror Joana Angélica.

Que de suasões não empregou ela, como não falou eloqüentemente em nome de Deus, como não conjurou-os a que se retirassem, como não lhes mostrou a ignomínia, que lhes resultava de tanta covardia, a eles, os bravos da guerra peninsular, que, degenerados se glorificavam com o triunfo dos salteadores, e se coroavam com os louros do saque!

E a turba, rugindo, como um leão, avançava compacta e ameaçadora.

Detende-vos, bárbaros, bradou a madre abadessa com o acento nobre da indignação e da mais santa coragem, aquelas portas caíram aos vaivéns de vossas alavancas, aos golpes de vossos machados, mas esta passagem está guardada pelo meu peito, e não passareis, senão por cima do cadáver de um a mulher!

E eles, avançando sempre, lhe atravessavam e peito