Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/217

Wikisource, a biblioteca livre

Albuquerque depois Visconde da Torre. Do arraial da Feira de Capuame, dirigia ele as suas proclamações chamando os baianos à guerra, e enviava emissários a todos os lugares, para angariar patriotas, que viessem voluntariamente engrossar as fileiras dos independentes.

As senhoras baianas por sua parte não se mostraram indiferentes ao grito da pátria. Escolheram um cidadão distinto para vir trazer ao trono da imperatriz Leopoldina, então princesa real, os votos de sua adesão à causa nacional e oferecer-lhe em seus nomes a suas jóias, caso fossem necessárias, para a manutenção da santa guerra da independência.

O cidadão M. J. Pires Camargo, incumbido de tão honrosa missão, exprimiu-se assim em nome das senhoras baianas interpretando tão nobremente os patrióticos sentimentos, que as animavam:

“Real senhora! Se a sensibilidade é a virtude, que gradua o entusiasmo daquelas ações, que tem por objeto a glória da pátria e o interesse de suas prosperidades, ninguém poderá disputar às ilustres baianas o direito de vir à presença de Vossa Alteza Real oferecer suas homenagens, na época em que o Brasil, sua pátria comum, principia a se elevar do abatimento, em que enlangueceu por séculos, com manifesta afronta dos grandes recursos, que ele oferecia, para poder entrar na jerarquia das nações mais famosas.

“Animadas por este mesmo espírito, por esta mesma energia de caráter, que sempre distinguiu