Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/238

Wikisource, a biblioteca livre

porque não se encontraram entre elas essas belezas perfeitas, de formas gregas, de contornos romanos e de cores de rosa e alabastro de que abrinda a Europa. A sensibilidade desfigura nelas, pelos seus movimentos as proporções da figura e os matizes da formosura, porém dá-lhes fisionomia em lugar de beleza, dá-lhes essa fisionomia que fala ao coração e o faz palpitar de amor. Passa também rapidamente a beleza no Brasil, porque as mulheres, que em geral se mantêm retiradas, dentro de suas casas, estão sempre debaixo da sombra e a beleza, como as outras flores, carece dos raios vivificantes do sol.

A brasileira é geralmente delgada e de estatura regular, mas por delicadas que sejam as suas formas, estas são sempre vivamente pronunciadas, suas extremidades são finas e delicadas como as de um menino, seu colo colocado com muita graça, dá a sua cabeça doces e ternos movimentos. Sua cintura naturalmente delgada guarda proporção com as mais partes de seu corpo, sem solicitar a beleza de uma desproporção exagerada que igualmente repelem a arte e a natureza.

Os movimentos de uma brasileira cheia de certo abandono, seu andar lento e brando, sua voz doce e melancólica, seus jeitos melindrosos e sua expressão, se conformam justamente com o clima deleitor sob o qual vive, com ar suave que respira, e com a terra poética que habita.