Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/32

Wikisource, a biblioteca livre

ficou por mais de trinta anos como que esquecido, servindo apenas de interposto à navegação da Índia.

O reinado de Dom João III marcou nova era ao Brasil; mais sagaz do que seu pai, compreendeu a importância da possessão americana; viu a cobiça das nações estrangeiras tentando estabelecer-se nas suas férteis plagas, e tratou de assegurar o seu domínio à Coroa portuguesa. Dividiu-a em capitanias hereditárias e como recompensa de serviços feitos na Índia, procurou cercá-las de um não-sei-quê de prestígio.

Então se formaram úteis estabelecimentos, a que correspondeu e animou a fertilidade da terra; fundaram-se aldeias, que passaram a ser cidades e depois capitais de ricas províncias, e chamaram-se as tribos bravias e errantes à civilização. A imprudência de alguns donatários despertou em muitas nações o amor da independência, e o grito da liberdade foi o brado de guerra; muitas dentre elas desapareceram à espada do europeu trocando de bom grado a escravidão pela morte, outras menos belicosas se submeteram, fundindo-se na raça dos conquistadores e perdendo com o seu tipo fisionômico a sua própria nacionalidade.

Inteirado o governo português da felicidade da colônia e dos réditos que auferiam os seus donatários, procurou fazê-los reverter em benefício da Coroa e restringir o poder discricionário, que delegara a seus capitães-mores, e uma brilhante expedição confiada a Tomé de Sousa,