Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/34

Wikisource, a biblioteca livre

Os jesuítas tinham por vice-provincial a Manuel da Nóbrega, um dos padres mais instruídos da companhia, descendente de família ilustre, e que desgostoso das honras e pompas da sociedade passara aos desertos da América, e buscava a solidão das feras e dos rudes selvagens. Pouco depois figuraram outros e entre eles Anchieta, e para adiante Vieira, o apóstolo de liberdade americana, e todos eles dignos discípulos de Santo Inácio.

Como apóstolos do Novo Mundo, eles abandonaram a comodidade de seus conventos e vieram experimentar as privações amargas sem excetuar o próprio martírio... Que luta renhida, prolongada e sempre gloriosa com os primeiros colonos, para manterem ilesa a liberdade dos filhos das florestas! Que de obstáculos para chamarem nações inteiras ao grêmio do cristianismo! E que trabalhos para implantarem a civilização no Novo Mundo, fundando pobres aldeias, que são hoje florescentes cidades.

Antes dos jesuítas intentaram os religiosos franciscanos a conversão dos indígenas, mas seu trabalho foi empregado com mais constância, do que feliz sucesso. Os jesuítas não tiveram somente que lutar com os indígenas, mas ainda com os primeiros cristãos, que vivendo em contato com os indígenas não só não lhes transmitiram seus costumes, usos e crenças como até adotaram os desvarios de sua existência errante; não só não estigmatizaram a antropofagia, como que animavam as suas