Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/53

Wikisource, a biblioteca livre

os seus portos ao comércio e navegação das nações; era contudo a transição rápida entre a colônia e o império.

Foi curto mas intenso o período do reinado. Os acontecimentos sucediam-se aceleradamente, previstos pelo barômetro da política de além-mar; a guerra acendia-se na banda cisplatina e ensangüentava as campinas do sul; as idéias de independência e de democracia germinavam à sombra do cetro real, e Pernambuco enfim levantou o brado da revolta. Não era ainda tempo para o triunfo da causa nacional, e os protagonistas desse drama político expiaram no patíbulo o seu entusiasmo pela causa de emancipação!

A Europa tinha entrado nas doçuras da paz por tanto tempo interrompida; o gênio das batalhas, o leão da Córsega se finava sobre um rochedo estéril perdido no meio do Oceano; e Portugal, no tirocínio do governo representativo, reclamava a presença da corte portuguesa; D. João VI não hesitou mais e de novo sulcou aqueles mares, que o tinham visto entregue ao sopro das tempestades com as relíquias da monarquia lusitana, como Moisés o futuro capitão dos hebreus, flutuando sobre um frágil batel de vimes às ondulações do Nilo.

Ficara no Brasil como seu regente o príncipe D. Pedro; era o legado digno de um rei a um nascente império; suas palavras de despedida, foram como que uma