Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/97

Wikisource, a biblioteca livre

a estrada, esperava a ocasião para picar a marcha triunfante.

Os holandeses não se demoraram em apresentar-se às armas do novo Leônidas; caiu morto o sargento-mor de batalha que os capitaneava e um fogo mortífero rompeu de todos os lados.

As dignas e corajosas pernambucanas compreenderam o perigo a que se expuseram seus maridos, seus pais e seus filhos, e pegaram em armas, e correram às ameias do reduto.

O seu exemplo encoraja os peitos varonis. Três vezes investe o inimigo, três vezes tenta a escala, e três vezes é rechaçado pelo denodo das formidáveis guerreiras, que têm por estandarte a imagem do Redentor, que lhes apresenta a mais valerosa dentre elas.

E o combate durou por algumas horas.

Enfim os holandeses, dizimados pela morte, e desacoroçoando do triunfo, tocam a retirada, e fogem espavoridos, conduzindo os seus mortos;... mas a terra selada de seu sangue atesta a galhardia dos nossos compatriotas, e os despojos de que deixam o campo juncado, ornam o troféu da vitória devido ao valor das armas das senhoras brasileiras.

Infelizmente a História esqueceu-se de seus nomes, que deveriam exornar essas páginas tão ricas de reminiscências heróicas; pertencem-lhes, porém, as honras desse dia memorável, são unicamente delas os louros de