Página:Cartas de amor ao cavaleiro de Chamilly.pdf/142

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
116
CARTA DE GUIA DE CASADOS

castas de casamento no mundo casamento de Deus, casamento do diabo, casamento da morte. De Deus, o do mancebo com a moça. Do diabo, o da vélha com o mancebo. Da morte, o da moça com o vélho.

Ele certo tinha razão, porque os casados moços podem viver com alegria. As vélhas casadas com moços vivem em perpétua discórdia. Os vélhos casados com as moças apressam a morte, ora pelas desconfianças, ora pelas demasias.

Mas porque estas cousas são muito gerais, e ainda os incapazes tem delas o conhecimento que aos entendidos lhes sobeja; é tempo de passar a alguns mais particulares avisos.

Senhor, saiba v. m. que à sua alma se acrescenta outra alma de novo; à sua obrigação se ajunta outra obrigação. Assim devem crescer seus cuidados, e seus respeitos. E da mesma sorte que, se a um homem que possuisse uma herdade, a qual cultivasse, lhe fosse deixada outra de novo, para o mesmo efeito; éste tul homem, sem diminuir em sua alegria, era força que na diligência se avantajasse, por abranger com seu trabalho a ambas aquelas suas fazendas; nem mais, nem menos deve o casado multiplicar o tento, e a fadiga (sem que por isso se entristeça) por não fallar ao novo cargo, que tomou, e lhe entregaram, com a mulher que lhe deram; não para que a arriscasse, e perdesse, (e a si mesmo com ela) mas para que com maior comodo e descanso pudesse passar com ela a vida.