Página:Cartas e mais peças officiaes dirigidas a Sua Magestade.pdf/59

Wikisource, a biblioteca livre
( 66 )

José Bonifacio de Andrada e Silva — Antonio Leite Pereira da Gama Lobo, Deputados pelo Governo e Camara — José Arouche de Toledo Rondon, Deputado pela Camara — O Padre Alexandre Gomes de Azevedo, Deputado pelo Clero.

Officios, e Documentos, que o General Commandante da Tropa Expedicionária existente na Provinda do Rio de Janeiro dirigio ao Governo. Para João Baptista Felgueiras.

Illustrissimo e Excellentissimo Sr. — Tenho a honra de remetter a V. Ex.ª de Ordem de S. M., para serem presentes ao Soberano Congresso, os Officios inclusos do Commandante da Tropa Expedicionária, que se acha no Rio de Janeiro.

Deos guarde a V. Ex.ª Palacio de Queluz em 14 de Abril de 1822. — Candido José Xavier

Illustrissimo e Excellentissimo Sr. — Permitta-me V. Ex.ª, que eu tenha a honra de apresentar os Documentos juntos, a fim de subirem á presença de S. M., e do Soberano Congresso.

Deos guarde a V. Ex.ª. Quartel General de Villa Real da Praia Grande 26 de Janeiro de 1822 — Illustrissimo e Excellentissimo Sr. Manoel Martins Pamplona — Jorge d' Avilez Juzarte de Souza Tavares.

Illustríssimo e Excellentissimo Sr. — O General, e os Chefes da Divisão auxiliadora destacada nesta Corte, tem o sentimento de pôr ao conhecimento de V. Ex.ª os successos occorridos do dia 12 do corrente nesta Cidade.

Desde a partida de S. M. á antiga Séde do Reino, formou-se logo hum partido forte para desmembrar esta parte do Brazil da Monarquia Portngueza; intenções de oppressão ao Augusto Congresso Nacional se attribuião cuidadosamente, excitando deste modo o descontentamento geral, até que se chegasse a formar hum ponto de apoio, capaz de realizar a separação intentada. Esta tendencia se manisfestou decididamente á chegada do Decreto das Cortes para o regresso de S. A. R., e então se desenvolvêrão todos os meios de discórdia por via da imprensa: os Apostolos da divisão es-