Saltar para o conteúdo

Página:Da Asia de João de Barros e de Diogo de Couto v01.djvu/220

Wikisource, a biblioteca livre

ordenado. Em dous annos, e íete mczcs, que Diogo d′Azambuja alJi cíleve, aprouve a Dcos que na terra não houve tanta enfermidade como fe receava; e aíTentou com tanta prudência os preços, e modo do refgate das coufas, que ainda hoje dura a maior parte defte fea bom regim.ento, por onde quando veio EIRey o galardoou com accrefcentamento de honra.

CAPITULO!II.

Gomo foi defciiherto o Reyno de Coligo for Diogo Cam C avalie ir o da cafa delRey: e além delle defcubrio duzentas, e tantas léguas, em o qual defcubrimento afjentou três Padrões, que foram os priyueiros de fedra, das quaes terras trouxe algumas pejfoas, que foram baptizadas por EIRey: e também foi defcuberto o Reyno de Benij.

AO tempo que EIRey mandou fazer cA ta fortaleza de S. Jorge da Mina, já foi com propofito que per ella tomava pcfic de toda aquella terra, que habitavam os Negros, com a qual poíTe efperava de accreícentar á fua Coroa novo titulo de cílado por haucr a benção de ieus avós, cujos tituíos eiles fempre conquiílãram da mão dos iníicis. E também por haverem eíFedlo ás doações;, que os Summ.os Pontifíces tinhani

con-