Página:Da Asia de João de Barros e de Diogo de Couto v01.djvu/305

Wikisource, a biblioteca livre

de huma Armada, que per via de Caftella levou ás!lhas de Maluco, que eram deíle Reyno, hum Fernão de Magalhães natural Portugucz em ódio delRey D. Manuel, por je ir aggravado delle a Caftella, como veremos em leu lugar.

CAPITULO XII.

Do que fuccedeo por caufa da grande Armada, que ElRey vãandou em ajuda do Príncipe D. João Bemoij, affl nas liajtcas 3 e amizades, que ElRcy teve com alguns Senhores do Sertão d′′aquelle Guiné, corno no defcubrimento que teve delle per alguns homens que lá mandou té o NoJJb Senhor levar dejia vida.

Ainda que a morte do Príncipe D. João Bem.oij, ( como atrás contámos, ) mudou todolos fundamentos, que ElRey fazia com fua ida, e fortaleza que miandava fazer, não leixou de mandar que fe continuaíTem os refgates do rio Canagá, e Gambea, como ordinariamente antes deite cafo em cada hum anno fe fazia. E per os navios que de lá vieram foube, que a Armada, que enviou a Çanagá, nao foi tão fem frufto como elle cuidava; cá fenão fervio á reriituiçâo de Bemoij, aproveitou a bem dos refgates, e a fe melhor defcubrir o fer-

tão