Página:Da Asia de João de Barros e de Diogo de Couto v01.djvu/436

Wikisource, a biblioteca livre

€ crer de Dcos, em tal cafo lhe puzelTem •ferro, e fogo, e lhe fízeíTcm crua guerra; e de todas eftas coufas levava mui copiofos regimentos.

CAPITULOU.

Co77io partido PedraJvares teve hum temporal na paragem do Cabo Verde \ e fe~ guindo Jua derrota, defcuhrio a grande terra, a que commuw.mente chamamos Bra- %il, d qual elle poz nome Sandia Cruz: e como ante de chegar a Moçambique, paffou hum temporal, em que per de o quatro Telas,

AO feguinte dia, que eram nove do mcz de Março, diiferindo fuás velas, que eftavam a pique, fahio Pedralvares com toda a frota, fazendo fua viagem ás!lhas do Cabo Verde, pêra ahi fazer aguada, onde chegou em treze dias. Però ante de tomar eíle Cabo, fendo entre eítas!lhas, lhe deo hum tempo, que lhe fez perder de fua companha o navio, de que era Capitão Luiz Pires, o qual fe tornou a Lisboa. Junta a frota, depois que paiTou o temporal, por fugir da terra de Guiné, onde as calmarias lhe podiam impedir feu caminho, empegou-fe muito no mar, por lhe íicar feguro poder dobrar o Cabo de Boa Eíperança.