Página:Da França ao Japão (1879).djvu/156

Wikisource, a biblioteca livre
DA FRANÇA AO JAPÃO
113

de que elle ficou muito satisfeito, e mandou logo chamar os principaes mercadores da terra, com os quaes se tratou o preço della, e concertados nelle, se assentou que ao outro dia se trouxesse a uma casa, que mandou dar ao Necodá, em que se agasalhasse com a sua gente, até se tornar para a China. Isto ordenado, o Nautaquim tornou de novo a praticar comnosco, e a perguntar-nos por muitas cousas miudamente, a que respondemos mais conforme ao gosto, que nelle viamos, que não ao que realmente era verdade; mas isto foi em certas perguntas, em que foi necessario ajudarmo-nos de algumas cousas fingidas, por não desfazermos no credito, que elle tinha desta nossa patria. A primeira foi dizer-nos: que lhe tinhão dito os chins, e lequios que Portugal era muito maior em quantidade assim de terra, como de riqueza, que todo o Imperio da China; o que nós lhe concedemos. A segunda: que tambem lhe tinhão certificado que tinha o nosso Rei fogigado por conquista de mar a maior parte do mundo; a que tambem dissemos que era verdade. A terceira, que era tão rico o nosso Rei de ouro e de prata, que se affirmava que tinha mais de duas mil casas cheias até ao telhado; e a isto respondemos que no numero de duas mil casas nós não certificavamos, por ser a terra e o reino em si tamanho, e ter tantos thesouros, e povos, que era impossivel poder-se-lhe dizer a certeza disso. E nestas perguntas, e em outras, desta maneira nos deteve mais de duas horas; e disse para os seus:

— Certo que se não deve haver por ditoso nenhum rei, de quantos agora sabemos na terra, senão já o que for vassallo de tamanho monarcha como é o imperador desta gente.

«E despedindo o Necodá com toda sua companhia, nos rogou que quizessemos ficar aquella noite com elle em terra, porque se não fartava de nos perguntar muitas cousas do mundo, a que era muito inclinado, e que pela manhã nos mandaria dar umas casas, em que pousassemos junto com as suas, por ser o melhor lugar da cidade; o que nós fizemos de boa vontade, e nos mandou agasalhar com um mercador muito largamente;

8