Página:Da França ao Japão (1879).djvu/20

Wikisource, a biblioteca livre
DA FRANÇA AO JAPÃO
15

chorando a morte de Germanico, que chamou nossa attenção pela expressiva posição, nobre e austera do vulto que pinta realmente o sentimento da dôr piedosa, sempre susceptivel á resignação.

O busto de Julio Cezar trabalhado em marmore de Carrara tambem é uma outra obra prima de esculptura; os nobres traços que desenhão-lhe as feições são firmes e de um relevo muito realçante pelas sombras que se destacão — sobre a alvura do marmore.

A estatua de Flora ou de Venus vestida, é uma obra importante da esculptura grega. Canova fallava deste monumento da arte antiga com certa admiração, e, sobretudo, o que mais elle admirava, era a naturalidade das roupagens. Esta estatua foi encontrada soterrada nas Thermas de Caracalla, conjunctamente com o Hercules Fárnesio obra de Glucon de Athenas.

A collecção epigraphica é riquissima e variada. Um dos seus monumentos é o Hercules Fárnesio de que já fallamos, e outro ainda mais famoso é o grupo do Touro Fárnesio.

Hoje está verificado que este trabalho é devido a dous antigos esculptores, naturaes da ilha de Rhodes, de nomes Appollonio e Taurisco. Este importante grupo monolitho, foi restaurado no tempo de Paulo III, e representa provavelmente, — Dirceo, no momento de ser ligado aos cornos de um furioso touro por Amphião e Zetho filho de Anthiope.

Os objectos provenientes das infelizes cidades de Pompeia e Herculanum se distinguem á primeira vista, pela sua côr e alteração.

O bronze dos objectos soterrados pelas lavas do Vesuvio, em Pompeia, está mais deteriorado e o metal apresenta mesmo alguns pontos corroidos e cobertos de manchas de côr differente, quasi sempre azuladas e rodeadas por vivos embranquecidos; emquanto que os bronzes, de Herculanum conservarão-se melhor; sua côr é verde, e a superficie em alguns pontos apresenta polimentos.