Página:Da França ao Japão (1879).djvu/79

Wikisource, a biblioteca livre
62
DA FRANÇA AO JAPÃO

consultão os astros, especialmente as constellações, e por um acaso singular chegão sempre nos seos calculos ao numero 432, que considerão como expressão dos diversos movimentos combinados dos astros e o que torna esta circumstancia, já observada por outros viajantes, digna de menção, é que este numero é conforme com os algarismos de Newton.

Tivemos occasião de visitar um dos famosos chiromantes de Kandy, capital de Ceylão, e que se achava então em Ponta de Galles. Durante a conversação que tivemos com este individuo, por intermedio do nosso cicerone, notamos que sua linguagem era de um homem de letras, que cultiva a historia a medicina e sobretudo a cosmographia. Assim, sendo perguntado se acreditava na existencia de uma atmosphera na Lua, respondeo que não, a menos de não ser este astro povoado do outro lado que não póde ser observado da Terra, e que quanto a luz era do sol, e para melhor explicar, tomou um vidro de espelho, pronunciou elle em sua linguagem a palavra sol, soprou sobre o espelho exclamou — «Lua» —.

Ousamos tambem perguntar se acreditava na chiromancia ou no horoscopo que elles levantavão sobre os nascimentos, ao que, o velho astrologo ou astronomo, respondeo com certa malignidade, dizendo ser aquella sua profissão.

Assim podemos de um modo geral ajuisar dos conhecimentos d’estes individuos sobre a astronomia e certamente só como meio de vida, elles empregão-se em illudir a credulidade do povo com estes embustes.

Na bahia de Ponta de Galles vê-se o pico de Adão que domina toda ilha, e cuja altura excede de mil toesas sobre o nivel do mar. Segundo os musulmanos de Ceylão, foi sobre esta montanha que Adão depois de expulso do paraiso terrestre veio refugiar-se e ahi conservou-se em penitencias até que Deus compadecido perdoou sua falta.

Desejavamos fazer uma excursão ao pico de Adão d’onde, segundo contão alguns viajantes, goza-se de uma extensa e muito interessante vista, porém, o Ava só teve demora para