cia os Bárbaros, que a dominavaõ. O Patrocinio da Mãi de Deos, era os eſcudo mais fórte debaixo do qual combatiaõ contra os ſeus inimigos. Por eſta cauſa as Terras, que ſubmettiaõ ao ſeu dominio, as intitulavaõ Terras de Santa Maria.
Hoje meſmo ſe conſerva eſta precioſa Invocaçaõ nas terras das Villas da Feira, e Guimaraens, que foraõ as primeiras, que elles conquistáraõ. Tambem ſe conſervaõ ainda deſde aquelle tempo algumas Muralhas, Torres, e Portas, que rodêaõ a Cidade Antiga, ſituada no Bairro alto da Sé. Allî ſôbre hum Arco eſpaçoſo, que dá entrada, e ſahida ao interior da meſma Cidade, eſtá huma Capella conſagrada á Rainha dos Anjos, com o precioſo Titulo de Senhora da Vandoma; cuja Imagem, dizem, trouxeraõ de França os mencionados Gaſcoes.
[1] Era juſto, que agradecidos eſtes Heróes á ſua Celeſtial Bemfeitora, paſſaſſem tambem a gravar em eternos Padroens a memoria de todos os beneficios, que tinhaõ recebido do ſeu Patrocinio. Aſſim o fizeraõ, tomando por Armas a ſua Imagem com a do ſeu Unigenito reclinado no ſeu peito, e collocada entre duas Torres com huma letra, que diz: Civitas Virginis, Cidade da Virgem.
Eſtas Armas foraõ gravadas no anno de 1012., donde ſe vê, que tem mais de 700. annos de antiguidade. Naõ ſe limitou neſte ponto a ſua piedade, e devoçaõ, porque depois de conſagrarem á Mãi de Deos os ſeus vótos, elegêraõ Padroeiro deſta meſma Cidade, imitan-
- ↑ XVIII. Armas, e Padroeiro com q̃ a cõdecoraõ.