Página:Descripçaõ da freguezia do Salvador de Lavra, da Comarca da Maya.pdf/1

Wikisource, a biblioteca livre
Descripçaõ da freguezia do Salvador de Lavra, da Comarca da Maya

O Padre Miguel Duarte Caturro Reytor da Parochial Igreja do Salvador de Lavra, satisfazendo a Ordem do Excellentiſsimo, e Reverendiſsimo Senhor Dom Frey Antonio de Tavora Bispo deste Bispado, a respeito dos Interrogatorios, e couzas memoraveis desta freguezîa, o que poſso informar he o seguinte.

1 Primeiramente eſta freguezia de Lavra fica na Provincia de Provincia de Entre Douro, e Minho, pertence ao Bispado do Porto, e he da Comarca da Maya mais vizinha a dita Cidade do Porto, e termo, e jurisdiçam da mesma Cidade.

2 Ao segundo Interrogatorio respondo, que a dita freguezia he de El Rey Nosso Senhor, e he Comenda da Ordem de Christo, de quem foi Comendatario Sua Alteza Arcebispo de Braga, e hoje o Duque de Lafoens, que he Senhor da Renda somente.

3 Ao terceiro digo, que esta freguezia tem duzentos e ſeſenta fogos, que saõ os vizinhos, e comprehende meli sete centas, e noventa peſsoas de sete annos para cima, e poderá ter meninos deſsa idade para baixo, cento, e vinte ahe cento, e cincoenta.

4 Ao quarto digo, que está situada em hua campina

junto