Saltar para o conteúdo

Página:Diana de Liz - Memorias duma mulher da epoca.pdf/11

Wikisource, a biblioteca livre
Prefacio
 

A ideia das «Memorias duma mulher da epoca» nasceu, creio, em 1923, que foi, literariamente, na vida de Diana de Liz, o ano mais fecundo. Era como que a biografia sentimental de uma alma feminina a alma duma amiga intima. Diana de Liz emprestara-lhe muito do seu talento e da sua extraordinaria sensibilidade, mas á obra faltava poder simbolico. Insatisfeita, Ela volta, possivelmente em 1924, ao manuscrito original, alterando-o e aperfeiçoando-o. Mas esse trabalho não lhe agradara ainda. E, assim, ao revolver, agora, os seus papeis, encontrei três manuscritos com o mesmo titulo e cada um deles marcando, sobre o anterior, um notavel progresso literario e psicologico.

Em que ano foi escrito o terceiro? Em 1925? Não sei. Quando, numa tarde de Novembro de 1926, tive a fortuna, que a morte, mais tarde, havia de converter em dor, de conhecer este espirito admiravel, onde parecia terem-se enlaçado todas as graças da vida, já este ultimo manuscrito existia.

Diana de Liz pretendia, quer nesta novela, quer nos seus trabalhos dispersos, agora reunidos no volume «Pedras Falsas» e no final deste tomo, analisar a alma

— 9 —