Saltar para o conteúdo

Página:Diana de Liz - Memorias duma mulher da epoca.pdf/55

Wikisource, a biblioteca livre
duma mulher da epoca


que Luciano dá o nome de amor ao sentimento que diz dedicar-me. Mas eu obstino-me em lhe chamar amizade amorosa, e tão pura é a afeição que por êle sinto, que se me tem aligurado sempre um sacrilegio o sair do programa de ternura espiritual que ambos adoptámos.

Em momentos tristes, tenho recorrido, com ansiedade, ao seu espirito generoso e algumas horas passadas junto dele, no seu gabinete discreto e confortavel, restituem-me o ânimo de viver que, por vezes, me falta. Nos meus dias de desalento, de funda melancolia, é sempre ele quem me socorre com o seu enternecido afecto.

Penso, frequentemente, que me seria impossivel, fôssem quais fossem as circunstancias em que me encontrasse, renunciar a essas breves horas de doce calma... E que infinita espiritualidade há em tudo isto!

Todavia, interessei-me tanto por Gilberto, desde o primeiro dia em que tive ensejo de lhe apreciar o espipirito vivo, encantador, que, apezar da minha primitiva intenção de colher apenas do meu convivio com ele o que de superficial esse convivio pudesse dar-me, me encontro agora numa situação mais de ponderar... Gilberto é muito insinuante, mas não é absolutamente sincero; tem, ás vezes, umas frases de crú

— 53 —