Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/51

Wikisource, a biblioteca livre

Alcides Lima — Natural da provincia do Rio Grande do Sul, nasceu na cidade de Bagé a 11 de Outubro de 1859.

É bacharel em sciencias sociass e juridicas pela faculdade de S. Paulo, cujo grau recebeu a 12 de novembro de 1882; socio do club Vinte de Setembro, do club republicano Academico, e do Centro abolicionista desta provincia, tendo nestas associações exercido, por eleição, o cargo de presidente.

Escreveu:

Historia popular do Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro, 1882 — Os estudantes rio-grandenses do club Vinte de Setembro, resolvendo commemorar a republica rio-grandense de 1835 com a publicação de uma obra sobre a provincia, escolheram Alcides Lima para escrever a historia da mesma provincia até esta época, e Assis Brazil para a continuação da mesma historia até 1845. (Veja-se Francisco Joaquim de Assis Brazil.)

Discurso inaugural pronunciado no dia 20 de setembro de 1881 na fundação do club Vinte de Setembro S. Paulo, 1881.

Além destas obras, escreveu, sendo estudante, folhetins e artigos de critica litteraria na Tribuna Liberal, na Provincia de S. Paulo, em outros jornaes do Rio-Grande e redigiu:

O Federalista: periodico republicano. Redactores, Alberto Salles, Pedro Lessa, Alcides Lima. S. Paulo, 1880 — Sabia mensalmente, in-folio.

A Republica: orgão do club republicano Academico. S. Paulo — Esta publicação teve começo em 1876, sendo redigida por diversos academicos até 1881, anno em que Alcides Lima tomou a si a redacção.


Alexandre Affonso de Carvalho — Filho do negociante José Affonso de Carvalho, nasceu na capital da provincia da Bahia a 28 de março de 1839. Fez em sua provincia todos os estudos até receber o grau de doutor em medicina em 1865, servindo antes disto como interno de clinica medica do hospital da misericordia; e depois do concurso, a que se apresentou em 1872, foi nomeado oppositor da secção cirurgica da faculdade que lhe conferira aquelle grau, passando depois a lente substituto, e em 1882 a lente cathedratico do anatomia descriptiva.

Foi deputado á assembléa de sua provincia nas legislaturas de 1876 .a 1879, e escreveu:

Chlorose e anemia: dissertação inaugural. Bahia, 1865 — É seguida de proposições sobre os pontos seguintes: Quaes as relações da anatomia com o estudo e pratica da medicina? — Crises — Vinagres aromaticos.

Qual a origem do nervo grande sympathico? these para o concurso a um logar de oppositor da secção cirurgica. Bahia, 1872 — É seguida de proposições sobra as diversas materias do curso medico.

Discurso proferido na assembléa provincial da Bahia na sessão de 21 de agosto de 1878. Bahia, 1878. 17 pags. in-4.º