Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/88

Wikisource, a biblioteca livre

- Bibliographia da lingua tupy ou guarany. Rio de Janeiro, 1880, 81 pags. in-4.º - E' dividida em tres partes.

- Bibliographia camoneana: resenha chronologica das edições das obras de Luiz de Camões, e de suas traducções impressas, tanto umas como outras, em separado. Rio de Jalleiro, 1880.

- Vida e escriptos de José da Silva Lisbôa, Visconde de Cairú. Rio de Janeiro, 1881, 78 pags, in-4º - Sahiu antes na Revista Brazileira, tomo 10º, pags. 151, 228, 359, 458 e seguintes.

- Annaes da imprensa nacional do Rio de Janeiro de 1808 a 1822. Rio de Janeiro, 1882 in-4.º

- Guia do viajante no Rio de Janeiro, acompanhado da planta da cidade, de uma carta das estradas de ferro do Rio depaneiro, Minas e S. Paulo e de uma vista dos Dous irmãos. Rio de Janeiro, 1882, in-12.º

Ha, feita por este autor, uma edição das obras de Gregorio de Mattos e mais alguns artigos em revistas.


D. Alice Clapp - Natural do Rio de Janeiro, e filha de João Fernandes Clapp, presidente da directoria da associação de beneficios mutuos Perseverança brazileira, ainda menina, estudando no collegio, escreveu:

Cathecismo do bom republicano, por E. Boursin, redactor do Correio de Paris, traducção de Alice Clapp, alumna do collegio Brazileiro. Rio de Janeiro, 1877, 29 pags.


Almino Alvares Affonso - Nascido em uma das provincias do norte do imperio, é formado em sciencias sociaes e juridicas, e exerce o cargo de procurador fiscal e dos feitos da fazenda na provincia do Ceará.

Escreveu:

- Uma nota sobre os quebras-kilos da Parahyba do norte. Fortaleza, 1875, 34 pags. in-4.º - E' assignado com o pseudonymo de Philopoomen.


Altino Rodrigues Pimenta - E′ natural da provincia da Bahia, bacharel em sciencias juridicas e sociaes pela faculdade de Pernambuco, e exerce actualmente o logar de chefe da quinta secção da secretaria da presidencia de sua provincia.

Escreveu:

- Almanak administrativo, commercial e industrial da provincia da Bahia, para o anno de 1873, quinquagesimo segundo da independencia e do imperio. Bahia, 1872 in-8.º - Compõe-se este livro: Do calendario e algumas taboas das marés, nascimento do sol, etc. - Primeira parte: Generalidades. Segúnda parte: Administrativa, ecclesiastica e judiciaria. Terceira parte: Commercio - Comarcas de fóra - Parte eleitoral - Supplemento - Alterações, accrescimos e emendas – Revista de annuncios - Indice. A paginação de cada uma destas partes tem sua numeração especial.