Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v3.pdf/23

Wikisource, a biblioteca livre

FR

15

n. 8821 de 30 de dezembro de 1882. Rio de Janeiro, 1885, 650 pags. in-4°- Ha outros trabalhos seus, como: - Relatorio da instrucção publica. Ia provincia da Bahia, apresentado ao Exm. Sr. Barão de S. Lourenço, presidente da mesma provincia.. Bahia, 1871, in-4°. - RetatO"io apresentado á assembléa legisl~tiva da provincia de Santa Catharina na I" sessão de sua 26" legislatura pelo presidente, etc. Desterro, 1886, in-4°.

Francisco José Rodrigues Barata - Consta-me que nasceu na provincia, hoje Estado do Pará, depois do meiado d()~a4~L 4'1--. secul;;"i VIII. Foi militar e falleceu no posto de sargento-mór. Sendo ~~ ~e>, ~ alferes porta-bandeira da setin:a companhia do regimento de cavallaria~ cll't'-,..~, da cidade de Belém e nomeado pelo governador e capitão-general dom~d~ b3"'- ; Francisco de Souza Coutinho p:1ra ir á colonia hollandeza de Surinal1 ~.tIJ.. ~v afim de entregar uma carta do real ministerio ao doutor David Nassi, çü-. tfiP-ZP'-71.tl~ residente nessa colonia, escreveu : l~JJ t/..yW" hr - Dia"io da viagem Que fez á. colonia hollandeza de Surinan o ~úv ~ I? alferes pOl'ta-bandeira, etc. pelos ertões e rios deste Estado em dili-Jà; gencia do real serviço - Foi enviado ao governo em data de 29 de abril cvz..a-~ü. de 1799 e sahiu na Revista do Instituto histOl'ico, tomo 80, -pags. 1 a 53 e t.~ - _ 157 a 204. A bibliotheca nacional possue o origióal de 75 fis., ~ o..Q. assigl1ado pelo autor. Depois, já sargento-mór, escreveu : ~~ ~ - Mcmm'ia em que se mostram algumas providencias tendentes ~.Jh, ao melhoramento da agricultura e commercio da capitania de Goyaz'ruz.. .II'- t? escripta e dedicada ao Coude de Linhares - E' datada de 1804 e sahiu.xúâ...... Pa4 na mesma Revista, tomo II 0, pags. 336 a 365. Acompanha este escri pto I'rd:i-~ um grande mappa dos rendimentos da real fazenda da capitania de vfP.1 -y'U'- ,/o Goyaz e sua desreza, calculada desde 1762 até 1802, pelo qual se mostra pt- "A# a sobra que houve nos rendimentos dos primeiros annos, e depois,4,(A , jlo ~ .. o excesso da despeza. ..... . - ilfcmor:a sobre a provincia de Goyaz, seu d.escobrimento e população. Lisboa, 1806 - Esta, as im como a memoria precedente, exislia. em 1848 no archi vo militar.

/t, ,

r. .

7f

Francisco José dos Santos Cardoso - Filho do commendador Manoel José Cardoso, é natural da provincia, hoje Estado do Rio de Janeiro, bacharel em sciencias sociaes e juridicfls pela faculdade ue S. Paulo, formado em 1873 - e escreveu: - Di,'eito civil. Ensaio sobre a the e: E' essencial para a validade do testamento a insti tuição de l1erdeiro '? S. Paulo, 1873, in-8".