Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v3.pdf/41

Wikisource, a biblioteca livre

33

FR

esta villa esteve em poder dos rebeldes do Rio Grande do Sul, e na defesa da. villa de SO José <lo Norte, a 16 de julho de 1839, Servindo o cargo de capitão do porto no Espirita Santo, prestou taes serviços á irmaudade da misericordia, que foi ahi collocado em Jogar de honra o seu retrato a oleo. E' oflicial da ordem do Cruzeiro, cavalleiro da de S. Bento de Aviz, condecorado com a medalha de ouro, da esquadra em operações no Rio da Prata em 1852, e escreveu:

- Reconhecimento do rio Uruguay, corrigido de Buenos-Aires até ao Salto e levantado dahi até á cachoeira de Santo lzidro, pelo capitãotenente Francisco Luiz da Gama Rosa e desenhado pelo 20 tenente Clementina P lacido de Miranda Machado. Rio de Janeiro, 1847.

- Reconhecimento do ?'io U?'uguay desde Quarahim até S. Borja e do rio lbicuy desde a foz do arroio Pirajié. Lithographado no archivo militar o Rio de Janeiro, 1850 - Estes dous trabalhos serviram muito para a cou fecção da carta geral do Impel'io, exhibida na exposição nacional de 1875, pelo Barão da Ponte Ribeiro.

Francisco Luiz da Gama Rosa, 2.º - Filho do precedente e nascido na provincia, hoje Estado do Rio Grande do Sul, sendo doutor em medicina pela faculdade do Rio de Janeiro, estabeleceu resiuencia nesta cidade, onde exerceu cargos de confiança do governo; admiuistrou a ex-provincül, de Santa Catharina e serviu depois o cargo de director do Vim'io Officiaz' Escreveu: - Dos casamentos sob o ponto de vista hygienico; Da escolha e colheita dos medicamentos do reino vegetal; Do emprego dos anesthesicos durante o trabalho do parto j O que se deve entender no estado actual das sciencias por temperamentos j quaes as condições anatomico-pathologicas que os determinam e que influencia exercem elles sobre o physico, o moral e o intellectual do homem: tl1ese apresentada, etc. Rio do Janeiro, 1876,108 pags. in-4° gr.- Depois de graduado doutor, foi a dlssertação refundida e publicada com o titulo: - Hygiene do casamento. Rio de Janeiro, 1876, 301 pags. in-12. - Saneamento da cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1878, in-12. - Quaes os usos hygienicos do gelo'? Quaes as SUítS applicações therttpeuticas? Qual a qU:1lidade do goelo, fabricado pela ~mpreza brazileira? - Vem no JOl"naZ do ComnM"cio de 19, 20 e 21 de novembro de 1881. A estes tres quesüos, que lhe foram apresentados pela em preza brazileira de fabricação de gelo, responde o doutor Gama Rosa estabelecendo principias physiologicos como razões scientificas da applicação e therapeutica do gelo, 3