Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v3.pdf/45

Wikisource, a biblioteca livre

FR

31

de bravura aos mais bravos e de merito á bravura militar com passador de ouro. E' enador federal pelo Estado de seu nascimento e escreveu:

- P1'ojecto de um b,tnco de omissão sobre o Cl'edito territori!.Íil e predial do Imperio do Bl'azil. apresentado á assemblóa geral legislativa, acompanhado de um estudo resumido sobre os capitaes que comportam as províncias; o elemento servil, a immigração e o de:senvolvimento t agricola por meio de associação. Rio de Janeiro, 18i7, 8g pags. in-8°, com 8 quadros explicativos.

- Guen'a do Pa?·aguay. Tuyuty: ataque de 3 de maio de 186;. Rio de Janeiro, 1888, 40 pags. in-8°.

Francisco Manoel Martins Ramos - Natural da provincia, hoje Estado de Alo.O'ôas, alli falleceu a 14 de outubro de 1846, sendo coronel reformado de milicias e socio do ln tituto historico e geogl'aphico brazi leiro. Foi tleput:1do por,esta provincia á cârtes con-" stituciooaes de Portugal e um dos assignatarios da con tituição politica, decretada a 23 de setemlJro de 1822, e exerceu ultimamente o cargo de secretario do governo de sua provincia. Escreveu: -Lista dos governado1'es, presidentes e commandantes das armas que tem tido a provincia das Alagõas desde o anno de 1819 até 1841 - Vem na Revista do Instituto, tomo 46 0 , parte 2", pags. 53 a 163. Nesta obra, á proporção que iqdica os nomes, faz o autor menção de serviços prestados por carla uma das autoritlades a que se refere.

Francisco Manoel da Silva - Filho de Joaquim Mariano da Silva e dona Joaquina Ros[, da Silva, nasceu na cidade do Rio de Janeiro a 2l de fevel'eiro de :795e falleceu ahi a 18 de dezembro de 1865. Musico notavel e compo ito 1" foi discípulo a principio do celebre José Mauricio, (veja-se José Mauricio Nunes Garcia, la) e depois do celebre Neukomm, que fàra o discipulo fMorito de Haydn, o grande mestl'e de contraponto e compo Hor do estrondoso concerto de tres mil musicas eITecluado na. inauguração da estatua de Gutenberg. Talento robusto para a arte que abraçara, o pl'incipe real, depois dom Pedro I, apreciava-o tanto, que lhe promettia mandal-o á ltalia estudar: Fez pal'te da musica da real camara, de que era chefe o afamado Marcos Portugal, que jil. lhe conhecia o talento o no intuito de molestaI-o e uão deixar-lhe tempo para compõr, o passou de violoncello, que era, para vi lino, ameaçf.l.lldo-o de o pór na rua si nüo estudasse assiduamente! Foi o instituidor do. socieLiade beneficente de musica em 1833 e della director por cart:1 patente que conferiu-lhe a administração agradecida; foi nomeado compositor de musica da imperial camara