Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v7.pdf/114

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
109
RA


do Pará, ahi serviu cal'gos do funccionalismo publico, sendo o ultimo o de contador do tltcsouro. E' professor titulado da escola normal, tenente-coronel da guarda nacional, membro correspondente do Instituto historico e geographico brazileiro e do Instituto geographico historico da Bahia. Escreveu:

— Pequena geographia da provincia do Pará. Para, 1887, 85 pags. in-fol. peq.

— Geographia especial do Pará, approvada para uso das escolas primarias. Pará, 1894, VII-89 pags. in-8° — Ha segunda edição.

— Chorographia da provincia do Pará. Pará, 1887, in-8ª. Noticia historica, topographica e geographica da cidade de Soure e villa de Cametá.

— Noticia historica, topographica e geographica do logar denominado Povoação — Este trabalho creio que não foi publicado.

— Paraenses illustres. Pará, 1896, 142 pags. in-8º.

— Limites do Brasil com a Guyana Ingleza.

— Noticias dos edificios publicos da capital do Pará e dos edificios particulares mais notaveis.

— Noticia historica sobre a secretaria do governo do Pará com os nomes de todos os secretarios, declarando-se o tempo em que serviram esse cargo.

— Noticia historica sobre o Thesouro estadoal - Os trabalhos de que apenas dou titulo, nunca vi impressos.


Raymundo Elias Barroso de Souza - Filho de Raymundo Barroso de Souza, nasceu na Bahia em 1851 e ahi falleceu a 21 de dezembro de 1898, sendo lente de historia do Instituto normal. Distincto litterato, foi critico do Conservatorio dramatico da Bahia, distincto jornalista, e fez parte da redacção dos periodicos:

— O Monitor. Bahia...

— Diario de Noticias. Bahia...

— Correio de Noticias. Bahia...

— O Regenerador. Nazareth...— Escreveu:

— These apresentada, etc. no concurso para lente da cadeira de historia do Instituto normal da Bahia.. Bahia ... Ha varios trabalhos seus, publicados na imprensa periodica, e dos quaes espero noticia.


Raymundo de Faria Brito - Filho de Marcolino José de Brito e nascido na provincia, hoje estado do Ceará, a 24 de