Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume primeiro.djvu/196

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Bento Fernandes de Barros (Des.or) — Foi Juiz de direito da comarca de Joinville e Desembargador aposentado. Escreveu um trabalho sob o titulo Discussão da questão de limites entre o Paraná e Santa Catharina, Rio de Janeiro, 1877.

E' natural de Sobral, tendo nascido a 1 de Janeiro de 1834.


Bernardino Ferreira Antero (P.e) — Filho de Antonio Ferreira Antero, natural de Galliza em Hespanha, e de D.a Anna Joaquina do Espirito Santo, nasceu em Icó a 2 de Dezembro de 1863.

Entrou no Collegio Pio Latino - Americano a 9 de Ja¬ neiro de 1879 e ordenou-se sacerdote a 26 de Março de 1887. Deixou Roma a 1 de Julho do mesmo anno.

Chegando ao. Ceará foi logo depois nomeado coadju¬ tor do velho vigário de Baturité, Conego Raymundo, e falleeen- do este, passou a vigário até principios de 1895. Em 1896 foi para a Diocese de Petropolis e tem sido vigário successiva- mente de Conservatória, Sumidouro e Carmo de Cantagallo, que está regendo unida com a da Apparecida.


Bernardino Gomes de Araújo — Nasceu a 15 de Maio de 1811 na fazenda Riacho das Pedras, Riacho do Cundahú, freguezia de Arneiroz, sertão dos Inhamuns. Foram seus paes o Capitão Bernardino Gomes de Andrade, filho do sergipano Domingos Francisco de Góes e de D.a Josepha Alves de Medeiros, e D.a Josepha de Araújo Pereira, filha de José de Araújo Pereira, natural do Rio Grande do Norte, e de D.ª Anna da Conceição. Em 1837 tendo vindo para Fortaleza a convite do T.e C.el Thomaz Lourenço, fez concurso para o professorado primário e foi provido na cadeira de Missão Velha.

Foi notável cultor das Musas.

Possuo a historia ou Memorial de sua vida, por elle mesmo escripta.

Bernardino Gomes de Andrade foi um dos signatários da Acta do Grande Conselho, que a 26 de Agosto procla-

177