Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume primeiro.djvu/198

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Bruno Barbosa — Vide Antonio Bruno Barbosa.


Bruno Cabral de Gouveia (Engenheiro) — Filho de Manoel Caetano de Gouveia, Consul Português e negociante e D.a Francisca de Agrella Jardim Gouveia, nasceu em Fortaleza. Neto do T.e C.el |osé de Agrella Jardim, fallccido a 7 de Fevereiro de 1849. Cavalleiro da Ordem da Rosa.

São seus irmãos: Dr. Manoel Caetano de Gouveia; José de Agrella Gouveia; Antonio Cabral de Gouveia; Alvaro Cabral de Gouveia; Edilberto Cabral de Gouveia; D.a Francisca, que casou com o negociante português Desiderio Antonio de Miranda; D.a Mariana, que casou com o negociante português Com.or Guilherme Augusto de Miranda; D.a Maria Guilher mina, cujo retrato se vê na galeria dos bemfeitores da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, que casou com o Dr. Ignacio Barbosa Filho, secretario do presidente Fausto de Aguiar e fallecido em Sergipe; D.a Euphrasia, Viscondessa de Cauhipe, casada com o negociante Severiano Ribeiro da Cunha, Visconde de Cauhipe; D.a Guilhermina, casada com o negociante português Diogo José da Silva e em 2.as núpcias com o Dr. Antonio Mendes da Cruz Guimarães.

O Dr. Bruno Gouveia foi o director do Instituto Rural, installado em Belem do Pará a 1 de Janeiro de 1862.

Falleceu em Fortaleza a 29 de Abril de 1S67.


Bruno Cabral de Miranda (Pharmaceutico) — Filho do Com.or Guilherme Augusto de Miranda e D.a Mariana Cabral de Gouveia Miranda.

Depois de Pharmaceutico, fez o curso medico na Faculdade da Bahia e apresentou Theses a 30 de Setembro de de 1885, tratando d’0 Alcoolismo sob o ponto de vista da Hygiene, Bahia, Litho-Typ. Liguori, Miranda & C.a, 1885, 46 pp.


Bruno da Justa Menescal (Dr.) — Filho de José Bruno Menescal, negociante, e D,a Antonia da Justa Menescal, nasceu em Fortaleza a 7 de Junho de 1884.

Pelo lado paterno são seus avós o C.el José Menescal

179