Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume primeiro.djvu/230

Wikisource, a biblioteca livre

Cyrillo Delermando da Silveira — Filho de Manoel Delermando Paz, que foi empregado da Thesouraria Provincial logo que ella se separou do Thesouro Nacional, nasceu em Icó. Pertencia a uma das familias dalli mais victimadas na revolução de 1824, a familia Espirito Santo.

Falleceu no Rio de Janeiro, onde serviu na Recebedoria do Município Neutro, e teve um collegio, de Valença, para educação de meninos.

Escreveu :

Collecção de traslados offerecidos para uso da mocidade brasileira, Rio de Janeiro.

Compendio de Grammatica da lingua portuguêsa da primeira idade. Obra adoptada pelo Conselho da instrucção publica, Rio de Janeiro, 1855, in 8.°. Tem tido varias edições.

Exercícios de analyse lexicographica ou grammatical e de analyse syntaxica ou logica, Rio de Janeiro, 1870, in 8.º de 124 pp.

D

Daniel A. de Queiroz Lima (B.el) — Filho do C.el João Baptista Alves Lima, nasceu no sitio Guaramiranga, serra de Baturité. Bacharel pela Faculdade de Direito do Recife, dedicou-se a principio á magistratura em sua província natal e mudando de residência para o Rio de Janeiro ahi abriu banca de advogado.

Foi promotor publico de Fortaleza e já no regimen republicano chefe de policia da Capital Federal.

Conheço delle Questão de Arrendamento (frontão Lavradio) Rasões finaes na acção ordinaria entre partes—Autores —Dr. O. O. Vilhena e sua mulher. —Réo—Elie Block, Camara Civil do Tribunal Civil e Criminal. Memorial por parte do Réo. Rio de Janeiro, Officina de obras do Jornal do Brazil, rua Gonçalves Dias, n.º 54, 1895.


Dario Peixoto (Dr.)— Natural da cidade do Crato. Doutorou-se em Medicina pela Faculdade da Bahia a 29 de Dezembro de 1902, havendo-se formado primeiro em

211