Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume primeiro.djvu/60

Wikisource, a biblioteca livre

ellas a Noticia. Alvaro Martins parece-me um continuador de Juvenal Galeno. E’ um trovador, que nasceu tal.

Em certos alexandrinos das ultimas paginas pareceu-me vislumbrar vestigios de uma nephelibatismo incipiente. Pelo amor de Deus, meu poeta, fuja, fuja desse abysmo! Nâo estrague os seus ricos dons naturaes para acompanhar a moda.

A verdadeira poesia é a que você faz, naturalmente, sem esforço, deixando a alma exhalar-se dos labios.

Os primeiros versos do mundo foram cantados. Todo verso que não pode ser cantado não é poesia, porque poesia é musica. Aperfeiçoe a sua fórma, evite os hiatos e consonnancias desagradaveis, varie o seu rimario, e deixe lá os symbolistas com as suas trapalhadas — aquillo passa com a moda, mesmo porque esta só pegou... nelles.

Desta poesia bem natural, bem sentida, bem brasileira é que precisamos; dê-nol-a o joven poeta dos Pescadores da Tahyba, que é dos poucos que podem dal-a”.

Publicou tambem a Capella Milagrosa Notas e Impressões, in 8.º de 47 pp., Typ. Universal, Rua Formosa 33, de Cunha Ferro & C.ª, 1898. Nesse opusculo são descriptos o templo de S. Francisco de Canindé, tão conhecido das populações Cearenses, e os milagres operados pelo Santo, que ahi se venera.

Ensaindo o theatro, escreveu em 1898 e fez levar á scena em Fortaleza duas pequenas Revistas sob os titulos O Belecho, e Lopes, Veiga e Companhia.

De sua lavra correm nas paginas dos jornaes innumeras poesias, a maior parte dellas assignadas por Alvarins, o pseudonymo, que adoptou; algumas o notabilisaram dentro e fóra do Paiz, e para prova basta recordar a carta, que de Paris lhe endereçou Eça de Queiroz a proposito de um soneto, que vem publicado na Revista Moderna « O soneto, diz o grande romancista Português, é admiravel, e como elegancia, plasticidade de forma e força harmoniosa é superior mesmo ao do proprio Heredia.

Seus últimos trabalhos, alem de suas quasi quotidianas

41