Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume segundo.djvu/431

Wikisource, a biblioteca livre

Ajuntar á bibliographia:

Frederico Ozanam, o fundador da Sociedade de S. Vicente de Paulo, allocução proferida a 9 de Fevereiro de 1913, publicada nas Officinas do Cruzeiro do Norte, 1913.

Allocução proferida na sessão inaugural do Centro Medico Cearense a 25 de Março de 1913, publicada no Norte Medico e tirada a parte em folhetos, 1913.

Gustavo Barroso. — Bacharelou-se a 23 de Março de 1912 na Academia de Direito do Rio de Janeiro. Faz parte do corpo de redacção do Jornal do Commercio. A critica acolheu com applausos, e justos, seu livro de estréa Terra de Sol (Natureza e costumes do Norte), editor Benjamin de Agui. la, rua do Carmo 19, Rio de Janeiro, impresso na Typ. da Empresa Litter. e Typographica, Porto, 1912.

Herculano Bernardino Ferreira Gomes. — Sua mãe chamava-se Francisca da Penha Ferreira Guimarães.

Serviu como capellão na antiga povoação Barra do Macaco, actualmente Villa de Entre Rios.

Horacio Teixeira (Pe.) — Filho de João Alexandre Teixeira e Dª Maria das Mercês Teixeira, nasceu a 15 de Abril de 1880 na fasenda «Recanto», da Freguezia do Icó.

Começou os estudos no Collegio do Crato em 1894 e em 1896 passou-se para o Seminário da Fortaleza onde fez o curso de preparatórios. Em 1899 por motivo de moléstia foi obrigado a deixar o Seminário e continuar os estudos no de Parahyba do Norte, onde fez o curso de Philosophia. Em 1901 em virtude de uma determinação dos Srs. Bispos no Congresso da Bahia, retirou-se para o seminário do Maranhão a convite do Bispo D. Xisto Albano e alli fez o Curso Theologico.

A 5 de Janeiro de 1902 recebeu a tonsura ecclesiastica e

ordens menores, a 6 de Janeiro, 1 de Abril, e 30 de Novembro de 1904 as ordens de Subdiacono, Diácono e Presbytero das mãos do Bispo D. Antonio Xisto Albano. Todos estes

419