Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume terceiro.djvu/160

Wikisource, a biblioteca livre

Brito publicado na « Revista da Academia Cearense » sob o titulo Homens do Ceará (Anno 1.º, fasc. 1.º, pag. 129).

Thomaz Pompeo de Sousa Brasil Filho (Dr.) — Nasceu a 21 de Abril de 1878 na cidade de Fortaleza, á rua 24 de Maio, n.º 122. Filho do Dr. Thomaz Pompeo de Sousa Brasil de quem acabo de tratar, e D.ª Angela Teixeira Pompeo, natural do Aracaty.

Fez os seus estudos preparatórios no collegio Sainte-Barbe, em Paris, donde veio para se matricular na Academia de Medicina do Rio de Janeiro.

Recebeu o grau de Dr. em medicina por esta Escola, depois de defender a these:

Do diagnostico precoce da tuberculose pulmonar commum, Rio de Janeiro, Março de 1905.

Em Dezembro do mesmo anno foi nomeado medico da Commissão de limites do alto Juruá.

Occupou depois o logar de Director da Escola de Aprendizes do Ceará para o qual foi nomeado por Dec. de 7 de Abril de 1910 em substituição ao Bacharel José Pompeu de Souza Brazil, nomeado por Dec. de 4 de Novembro de 1909, e depois o logar de medico legista da Policia, do qual acaba de ser exonerado.


Thomaz Pompeu Lopes Ferreira (Bacharel) — Filho de João Lopes Ferreira Filho (vide) e D.ª Maria de Sousa Lopes, nasceu em Fortaleza a 16 de Novembro de 1879.

São seus avós paternos João Lopes Ferreira, filho de Anastacio Lopes Ferreira do Valle e de D.ª Maria da Costa Teixeira Lopes e D.ª Francisca de Paula Façanha Ferreira, filha de José Martins Pereira Façanha e de D.ª Anna da Costa Teixeira Façanha.

Cursou a principio a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (1° anno) e depois a Faculdade Livre de Direito pela qual se diplomou.

Iniciou sua carreira diplomática sendo em Março de 1905 nomeado 2.° Secretario da Legação Brasileira em Madrid.

150