Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume terceiro.djvu/238

Wikisource, a biblioteca livre

tonio Marques de Oliveira e D.ª Maria Candida Fiuza Pequeno. É o segundo filho do Dr. Delfino Montezuma, que em segundas nupcias casou com D.a Maria Cecilia, no lcó, a 3 de Maio de 1882.

Seus outros irmãos foram: Alberto, nascido em Crato a 23 de Novembro de 1884 e ahi fallecido a 26 de Janeiro de 1885; Graziella, nascida em Baturité a 4 de Maio de 1888; Alcides, nascido em Baturité a 7 de Março de 1890 e fallecido no logar «Ipueira da Areia», freguezia de Canindé, onde foi sepultado, a 3 de Junho do mesmo anno; Haydée, nascida em Fortaleza a 20 de Março de 1892 e ahi fallecida a 3 de Maio do mesmo anno.

Pelo lado paterno é neto de Antonio José Ribeiro e Da Thereza Delfina de Jesus e, pelo materno, do Capitão Felismino Fiuza Lima e de D. Maria Candida Fiuza Pequeno, todos já fallecidos.

Tendo iniciado os estudos no collegio do rev. Monsenhor Liberato Dyonisio da Costa, matriculou-se no Seminario de Fortaleza a 31 de Maio de 1899, sendo classificado no segundo anno de preparatorios.

Em Dezembro de 1902 concluiu os preparatorios, passando a frequentar curso de theologia, que terminou em Dezembro de 1906.

Sentindo-se inclinado á carreira ecclesiastica, recebeu das mãos do então Bispo Diocesano, D. Joaquim José Vieira, posteriormente Arcebispo titular de Cyrro, a Primeira Tonsura e as Ordens menores a 30 de Novembro de 1904 e 1905, respectivamente.

De 1904 a 1907 regeu, a convite do reitor de então, Padre Julio Simon, as cadeiras de Portuguez, Latim, Geographia e Arithmetica no seminario onde estudára.

Durante o ano de 1907 residiu em companhia do Sır. Bispo D. Joaquim, servindo-lhe de secretario particular. Ein 1908 foi contractado pelo rev. D. Amaro van Emelen, O. S. B., para o corpo docente do «Collegio S. José», que a Ordem Benedictina possuia na serra do Estevam (Quixadá), equiparado ao Gymnasio Nacional.