Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume terceiro.djvu/53

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Representante de sua terra como Deputado (8.ª e 9.ª legislaturas, nesta ultima como substituto de Francisco Domingues da Silva), prestou ao paiz relevantes serviços sobretudo com os seus projectos de 1850 e 1852 estatuindo no Brazil a liberdade do ventre e a emancipação progressiva dos escravos, projectos que immortalisam sua memoria.

Falleceu a 13 de Abril de 1876.

Sei que deixou varios inéditos, que se perderam por incúria de pessoa da familia.

Sobre Pedro Pereira ha um estudo biographico devido á penna do dr. Alvaro de Alencar.

A Revista do Instituto do Ceará, 1906, traz a serie dos seus discursos no Parlamento sobre a liberdade dos escravos, com uma introducção pelo Barão de Vasconcellos.

A proposito da publicação feita pela Revista lêa-se um bello artigo do Dr. Vieira Fazenda estampado n’A Noticia, Rio de Janeiro, n.º de 10 de Outubro de 1906. Pedro Pereira era irmão do Padre Vicente Pereira da Silva Guimarães, mestre de ceremonias do Solio Episcopal no tempo do bispo de Pernambuco D. João da Purificação Marques Perdigão.


Pedro Pereira d’Aguiar (Dr.) — Tendo-se bacharelado em sciencias e letras no Lyceu de Fortaleza, transportou-se para o Rio de Janeiro, cuja Faculdade Medica frequentou. Sua These de doutoramento, sustentada a 4 de Maio de 1909, versou sobre Hygiene em campanha. Faz parte do Centro Medico Cearense.


Pedro Pessoa de Lyra. — Filho do Capitão Gonçalo Novo de Lyra, natural da Freguezia de Iguassú, e de sua mulher D.ª Felicia Theodora Dornelles Pessoa, natural da Freguezia de w:Mamanguape, neto paterno do Capitão-mór João Ribeiro Pessoa, natural do Iguaraçú e de sua mulher D.ª Genebra de Vasconcellos Castro, natural de Goiana, e materno do Tenente Pedro Dornelles Pessoa, natural de Iguaraçú e de sua mulher D.ª Felicia da Camara Alarcon, natural de Olinda, Freguezia de S. Pedro, nasceu em Sobral a 10

43