Página:Diccionario de botanica brasileira.djvu/159

Wikisource, a biblioteca livre

CAR

��CAR

��1S

��Esta palmeira cresce algumas vezes nos terrenos areientos ; mais geralmente nos terrenos salinos denegridos, de se- dimento, completamente nivelados pela oecupao das aguas, em epoclia mais ou menos afastada.

Os valles, as margens dos rios e das lagoas so os lugares que lhe con- vm.

Nunca se encontra a Carnaubeira nas alturas, nem ainda nas ondulaes ca- suaes de terrenos.

Ella evita igualmente a visinliana de outros vegetaes de grande altura; pelo que no se v, em planices de Carnau- beira^ alm d'esta palmeira, mais do que grupos de arbustos dispostos em de- (dives naturaes.

As aguas da chuva, em consequncia da disposio do terreno em superfcie plana, amontoam camadas de caroos de carnaba de distancia em distancia, e rom elles cobrem s vezes grandes ex- tenses de terreno.

As tenras plantas brotam assim to juntas que formam um bosque impe- netrvel.

Assim, esta maneira de crescer em phalange, como os dardos de que os peciolos so guarnecidos, parecem ter por fim a proteco mutua das plantas novas contra os ataques das numerosas espcies de animaes to vidos do pal- mito, e que as destruiriam infallivel- inente sem esta solicitude da natureza.

Este modo de crescimento das tenras Carnaubeira tem comtudo o inconve- niente de impedir o prompto desenvol- vimento da planta.

Esta palmeira gosta dos lugares seccos ou ao menos dos terrenos que ficam em secco na maior parte do anno, posto que sugeitos a serem regados por inun- daes peridicas; ella resiste perfei- tamente s invases prolongadas das aguas, com tanto que no cubram in- teiramente a parte inferior do tronco.

Ento forma-se em roda do p uma espcie de orla produzida pelas raizes, e destinada a elevar o terreno, e a ga- rantir assim o caule d'uma demasiada infiltrao da humidade.

��E' o que se observa nos lugares que experimentam grandes inundaes, taes como certas partes do lugar chamado Carit^ da comarca do Crato no Cear, e principalmente nas margens do lago Parnagu, no Piauhy.

Este lago, d'uma extenso de 25 kilometros pouco mais ou menos, foi formado por uma depresso de terreno em fins do ultimo sculo.

Antes do abalo que deu nascimento a esta colleco d'aguas, o valle de Parnagu estava coberto de uma flo- resta de Carnaxibeiras.

Via-se ainda, ha alguns annos, em certas partes pouco profundas, alguns troncos do mesmo vegetal cercados de raizes.

As palmeiras, cujo tronco no foi totalmente coberto pelas aguas, pu- deram resistir com o soccorro da orla de que acabo de fallar.

A Carnaiibeira apresenta outro phe- nomeno ainda mais digno d'observao : que a secca a mais prolongada, con- vm perfeitamente ao seu crescimento, e desenvolvimento no Cear, e lugares circumvisinhos, onde no chove nunca durante seis mezes no anno, isto durante a estao chamada vero pelos naturaes do paiz : a Carnaubeira exhibe um poder vegetativo dos mais vigoro- sos, justamente n'esta estao quente e privada d'agua.

No tempo da secca a maior parte das arvores, arbustos e sub-arbustos despo- jam-se das folhas ; as Gramineas seco e so levadas pelo vento; a terra das plancies argilosas, perdendo a humi- dade, abre fendas de perto de 20 cent- metros de profundidade.

No meio d'esta scena tristonha, seme- lhante que oflferecem os invernos nas zonas temperadas, vm-se florestas im- mensas de Carnauheras em prospera ve- getao.

A extraco da cera da Carnaba est calculada , nas duas provncias , em 3.560,000 kilogrammas ; parte d'esta cera consome-se na fabricao das vellas, e outra parte exportada para as demais provncias do Imprio.

�� �