Página:Diccionario de botanica brasileira.djvu/17

Wikisource, a biblioteca livre
CARTA DO SR. DR. SOUZA LIMA.



Illm. Sr.— É cheio do maior prazer que tenho occasião de felicitar-lhe em publico, pelo louvavel empenho, com que V. S., affrontando tantas dificuldades, conseguio realizar a publicação do Diccionario de Botanica Brasileira; obra confeccionada pelo finado pharmaceutico Joaquim de Almeida Pinto, de Pernambuco, com o auxilio dos importantes manuscriptos do illustre phytologista brasileiro Dr. Arruda Camara, cujos trabalhos até agora ineditos, e por assim dizer ignorados ou esquecidos, são uma verdadeira preciosidade, julgada perdida para a sciencia. A parte notavel que tem os escriptos d'aquelle venerando naturalista n'este Diccionario, constitue o seu maior titulo de merecimento, e pelo qual mais se recommenda a sua leitura a todos quantos prezam e cultivam o estudo de botanica.

A utilidade e importancia pois d'esta obra, não póde ser posta em duvida, nem precisa ser demonstrada, bastando para isso dizer-se que é ella n'este genero o livro mais completo que ora possuimos apezar de algumas ligeiras faltas e lacunas, que ainda ahi se notam, mas que poderão ser correctas e preenchidas em edições ulteriores.

Os esforços por V. S. empregados para levar a effeito a impressão d'esta obra estão acima de todo o elogio, e o tornam credor da estima publica.

Acceite portanto V. S. os parabens de quem se assigna,

Seu attento venerador e amigo.


Rio de Janeiro, 31 de Março de 1873.