Página:Diccionario de botanica brasileira.djvu/189

Wikisource, a biblioteca livre

CON

��CON

��163

��lo ean>io. Liixemhurgia polyandria, St.-Hil.Fam. das Franlieniaceas, E' um subarbusto que vegeta nos campos de Minas Geraes.

Suas folhas so oblongas ; ellipticas, e suas flores em cachos.

O fructo uma capsula trivalve. .

Esta planta, que tambm o mate do rampo , no comtudo to genera- lisado como o de Coritiba, que tem a mesma importncia e consumo que o CM da ndia.

Caracteres da famlia. As Fra?i- keniaceas so herbceas ou fructescen- tes.

As folhas so alternas ou verticilla- das, inteiras ou denteadas e serriadas, tendo nervuras lateraes muito appro- ximadas, e, na base, duas estipulas, que faltam somente no gnero Fran- kenia.

As flx'es so axillares, dispostas em cachos simplices, ou compostos, ou em paniculas : estas flores so hermaphro- ditas.

O clice formado de cinco sepalas, ligeiramente soldadas na base.

Acorollade cinco ptalas, iguaes ou desiguaes.

No gnero Sauvagesia., observa-se de mais um verticillio de filamentos intu- mescidos, e uma coroUaque existe tam- bm no gnero Luxemburgia.

Os estames, em numero de cinco, de oito, ou indefinido, so livres.

As antheras so de duas lojas extror- sas, que se abrem por uma fenda lon- gitudinal ou por um poro..

O ovrio ovide, alongado, ou tri- gono, muitas vezes collocado sobre um disco hypogynico ; elle ofterece uma s loja, contendo trs trophospermas pa- rietaes, trazendo cada um d'elles um grande numero de vulos.

O estylete frgil, terminado em um estigma extremamente pequeno.

O fructo uma capsula, coberta pelo clice ou pela corolla, de uma s loja que se abre em trs valvas, trazendo sementes unidas a podospermas assaz compridos no meio da face interna.

��Estas, no centro de um endosperma carnoso, contm um embryo axillar, cylindrico e homotropo.

Conyza. Alopecuroies., LamTi, Fam. das Compostas. E' uma planta quasi herbcea.

Suas raizes so diurticas e lithon- tripticas.

Consai6iB8te. Betonia orientalis ., Linn. Fam. das Lahiadas. Flor culti- vada, de um subarbustinho a que do este nome em Pernambuco ; sua ptria o Oriente.

Attinge altura de 1 metro, pouco mais ou menos.

Tem os ramos novos, nodosos e brancos.

As folhas irregulares na cor ; so tinctas de amarello umas, e de branco outras.

As flores so em cachos, axillares, pequenas e membranosas, oflFerecendo na parte superior dous lbios.

ornamento de jardim.

Coattt% le eafsa^ai. Dorsternia oplii- diana. Fam. das Urticaceas. Esta planta herbcea conhecida nas Ala- goas por este nome.

quasi rasteira ; suas folhas, com peciolos compridos, so ovaes, agudas, de cr verde roxeada, sendo tambm da mesma cr o limbo das folhas.

As flores esquisitas, representam um vaso ou uma taa, sustentada por um pednculo que sae do centro da planta, encerrando muitas floriuhas de sexos separados ; estas, engastadas n'uma es- pcie de polpa, no tem aspecto de flores : so miudinhas e de cr parda.

Esta planta empregada nas mor- deduras das cobras : tambm do-lhe o nome de Chupa-cJmpa.

CoiBta'a-leH*v. Dorstenia contra- Jierva^ Linn. Dorstenia hrasiliensis^ Mart. Fam. idem. uma herva indigena quasi rasteira ; suas raizes so flbrosas, rugosas, nodosas, cylindricas, e de gosto adstringente e acre.

�� �