Página:Diccionario de botanica brasileira.djvu/240

Wikisource, a biblioteca livre

tS14

��GON

��GON

��c externamente usado, til na Elc- lantiasis dos gregos^ como ficou dicto.

Caolto iiu'!!!*. NijuioRa lutca. Linn. Far. idem. Esta outra es- pcie de Golfo ou Golfo, que tambm vegeta nos dois continentes, menor ; isto , suas folhas e flores so menores.

As folhas reniformos.

As flores de amarello cr de enxo- fre, com lacinias dispostas cm uma s ordem em circulo.

Os demais caracteres so os mesmos sendo porem o fructo d'esta, cnico, e o clice com cinco lbulos.

iiloiB^'silo Alves. Astronium fraxi- nifoUum. Fau. das Anacardiaceas. E' uma arvore de tronco elevado, e de uma copa notvel por suas dimen- ses avultadas ; de casca lisa, resinosa e com aspecto ferruginoso.

O cerne mui pesado, com veios uns claros, outros escuros e averme- lhados.

E' muito usado para a confeco de moveis, no s pela sua belleza, como tambm por conservar bem o brilho do verniz.

Emprega-se em taboado, portas, etc.

Abunda nas provncias do Sul, e na Bahia : rara em Pernambuco.

Goatcla. Resed tuteola. Fam. das Resedaceas. Planta da Europa, que tem raiz bulbosa e as flores amarellas.

Serve na tinturaria, e cultivada no Brasil.

Caracteres da famlia. Plantas geralmente herbceas, raramente sub- frutescentes, de folhas alternas, sem es- tipulas, muitas vezes munidas de duas glndulas na base.

As flores formam espigas simples e terminaes.

O clice apresenta de quatro a seis sepalas, s vezes persistentes.

A corolla se compe d'um igual nu- mero de ptalas, alternas com os se- palas do clice.

Estas ptalas so em geral formadas

��de duas partes : uma inferior inteira, outra superior, dividida em um numero mais ou menos considervel de lami- nas ; raras vezes falta a corolla.

Os estamos so commummentc em numero indeterminado fde 14 26).

Seus filamentos so livres e hypo- gynicos.

Suas antheras de duas lojas, abrin- do-se cada uma por um sulco longi- tudinal.

No exterior dos estames, isto , entre as ptalas e os filetes, acha-se um pe- queno corpo annular, glanduloso, mais elevado do lado superior, e formando assim um disco hypogynico d'uma na- tureza particular.

O pistillo, ligeiramente estipitado na hase, parece formado da reunio de trs carpellas, soldadas pelas extremi- dades nos dois teros de sua altura, e termina superiormente emtrez pontas, trazendo cada uma d'ellas um estigma no pice.

Este ovrio tem uma s loja aberta no cimo, entre as trs pontas estigma- tiferas, de que acabamos de fallar, con- tendo grande numero de vulos amphi- tropos ou campylotropos, unidos a trs trophospermas parietaes.

O fructo, mui raras vezes carnoso, ordinariamente uma capsula mais ou menos allongada, aberta naturalmente nas extremidades, que finalisa em trs ngulos, de uma s loja, e cujas se- mentes esto sustentadas por trs tro- phospermas parietaes.

Estas sementes, pouqussimas vezes reniformes, so compostas de um tegu- mento assaz espesso, de um endosper- ma carnoso delgadssimo, e de um embryo curvo, maneira de ferra- dura .

Esta famlia se compe dos gneros .- Resed, Oehradcno , OUgomcris, Astro- carpo, e Caylusca. O gQVLQvo Resed tinha sido collocado por Jussieu na familia das Capparidaceas, e deve-se concordar com eieito, que elle tem muitos pon- tos de contacto com esta familia, e particularmente com o gnero Cleome. M. de Tristan formou d'ella o typo

�� �