Página:Diccionario de botanica brasileira.djvu/249

Wikisource, a biblioteca livre

GUA

��GUA

�� ��limonadas toma-se para saciar a sede ; tambm muito usada com proveito nas diarrhas e dysenterias.

Internamente 8 grammas do p para 375 grammas d'agua.

Os ndios de Maiihe, das margens do Madeira inferior, so os que mais se applicam preparao do GiMran^ que fazem da semente da planta, for- mando massa cj^lindrica ou redonda, D' ali levada ao commercio de muitos paizes, e se considera como panaca dos pobres.

Martins foi o primeiro que em 1826 estudou chimicamente este remdio ; e achou diflerentes principies ele- mentares.

A massa do Qiiaran rala-se, e, com agua e assucar, passa por grande re- frigeraate, estomacal, antifebril, apliro- disiaca.

Excita o systema nervoso gastro-in- testinal, impede a evacuao supera- bundante de muco, desperta o movi- mento do corao e das artrias, e augmenta a diaphorese (transpirao) . E', por conseguinte, excellente remdio. Serve para combater as afeces febris, as clicas flatulentas, as enxa- quecas, engurgitamento das viceras abdominaes, predisposies de conges- to para a cabea, etc, excita o appe- tite carnal, diminuindo as funces espermaticas.

��Guapa Ei uva.

��F. Guaran.

��Guarapar ela iiiiuda. Wcim- nannia Mrta^ Mart. Fam. diis Saxi- fragaceas. Arvore media, de ramos eriados de pellos hirtos.

Folhas oppostas, oblongas, sobre peciolos alados.

As flores em cachos abundantes.

Os fructos so capsulas oblongas ou globulosas, terminando em pontas aloi- radas. Contem duas sementes.

Caracters da famlia. As Saxi- fragaceas so plantas herbceas, rara- mente arbustos ou arvores, cujas fo- lhas so alternas ou oppostas, sim-

��ples, e, algumas vezes compostas, com ou sem estipulas.

As flores ora solitrias, ora diver- samente agrupadas em espigas, em cachos, etc. ; offerecem um clice ga- mosepalo, plano ou tubuloso inferior- mente, onde elle se une s vezes com o ovrio, terminado superiormente em trez ou cinco divises.

A corolla, que falta rarssimas vezes formada de quatro ou cinco ptalas s vezes soldadas pela base.

Os estames so commumente em nu- mero duplo do das ptalas, algumas vezes em numero indeflnido.

O pistillo se compe de duas carpel- las, em parte soldadas todas, e adhe- rindo mais ou m.enos intimamente ao tubo calicinal ; rarssimas vezes acha- se trs ou cinco carpellas.

O ovrio, cercado de um disco peri- gynico mais ou menos saliente , contm ordinariamente muitos e mui raras vezes um s ovulo ; estes vulos estam inse- ridos em um trophosperma collocado ao longo do septo.

O fructo, que raramente carnoso, em geral uma capsula terminada pela parte superior em duas pontas mais ou menos alongadas, abrindos-se muitas vezes por duas vlvulas septiferas.

As sementes ofi^e recm sob o tegu- mento prprio um endosperma carno- so que encerra um embryo axillo, ho- motropo algumas vezes um pouco curvo.

Guaraqtiini. V. Herva Moura.

Guaraquyinia. E' um arbusto do paiz, que vermifugo, e semelhante ao Myrto.

Guararema. F. llerarema.

��Guarda sereno.

guarda sereno.

��F. Capim

��Guardio. Melothria offlcinalis. Fam. das Cuciirbilaceas. Herva vol- vel, indgena de Pernambuco.

Vegeta s nas mattas e ganha as maiores alturas, acompanhando as ar- vores mais elevadas.

�� �