Página:Diccionario de botanica brasileira.djvu/28

Wikisource, a biblioteca livre

de sabor doce acidulado, muitissimo agradavel, de aroma activo e delicioso: cortada a casca, deixa ver umas vesiculas, que são os fragmentos dos orfãos floraes. Esta planta é semelhante ao ananaz, da qual é variedade, differe na fórma do fructo e no sabor, que é melhor; quanto ao mais ha pouca differença. Depois de descascado o abacachi, parte-se cm rodellas, e ha quem lhe ajunte vinho.

Segundo o botanico Richard, é o abacachi a melhor fructa conhecida.

Depois da provincia do Amazonas, Pernambuco é a que mais a cultiva, especialmente na cidade de Goyanna, o primeiro lugar que a adquirio, pelos esforços do nosso fallecido naturalista Dr. Arruda Camara.

Na Europa cultivam quatro variedades d'esta fructa.

Caracteres da familia. — As bromeliaceas são plantas das regiões quentes do globo, cujas folhas, muitas vezes reunidas na base do caule, alongadas, estreitas, espessas, inteiriçadas, dentiadas o espinhosas nas margens, fazem lembrar até certo ponto as Liliaceas.

As flôres formam espigas escamosas, cachos ramosos, que terminam em globos juntos, em cujos cachos ellas se acham as vezes de tal sorte juntas, que acabam por adherir umas ás outras.

O seu calice é tubuloso, adherente ao ovario, repartido em cima em seis divisões dispostas em duas ordens, tres das quaes interiores são maiores e em fórma de pétalas.

O ovario tem tres lojas, é provido de um estylete e de um estigma de tres divisões agudas.

O fructo é geralmente uma baga trilocular, coroado pelos lobos do cálice.

A planta mais util d'esta familia é o Ananaz, cujas bagas unidas formam um synearpo, ovoide-agudo, elegantemente imbricado na superficie, cheio de uma substancia carnosa acidula, aromatica e doce, que o colloca no numero dos fructos de mesa mais estimados.


Abacachi rôxo. — Var. pyramidalis violada macrocarpa, Dony. — Fam. idem. — A fructa é mais volumosa, tem ás vezes 4 1/2 decimetros de comprimento, é cercada dc muitos gamos (olhos); o eixo central é tão tenro quanto a parte carnosa da fructa.


Abacachi de tigir.Bilbergia tincloria, Mart.Fam. idem. — É uma planta da ordem dos caroatás, que fornece uma tinta amarella, empregada na tinturaria.


Abacachi vermelho.Var. pyramidalis rubra, Dony.Fam. idem. — Esta é outra variedade cujos fructos tem-se modificado. Todos elles são comestiveis, sendo o branco o mais estimado pela sua doçura e delicadeza da polpa. Come-se em talhadas no estado natural com assucar ou com vinho, fazendo-se tambem d'elle um dôce de muito apreço.

Com o sueco faz-se uma limonada agradavel , e que pela fermentação produz um vinho fortificante e agradabilissimo.

As folhas fornecem fios texteis que no commercio europeu é materia de algum consummo; entre nós já foi ensaiada essa industria pelo fallecido naturalista Dr. Arruda Camara.


Abacate.Laurus fersea, Linn.Persea gratissima, Gaertner. — Fam. das Laurineas. — Planta cultivada de ha muito no Pará, Maranhão, e hoje em varias provincias do Imperio. Alguns escriptores dão-n'a como oriunda da America Meridional; sua patria porém, é a Persia.

É um arbusto de mediana altura, ramoso, casca parda, folhas oblongas, alternas, luzidias, e um tanto estreitas, de côr verde pallida; suas flôres nascem em feixes nas axilhas das folhas: são amarelladas e quasi sem cheiro; o fructo abacate de 1 a 1/2 decimetro de comprimento mais ou menos, é de figura pyriforme, e de côr verde amarellada, na maturidade.

O tegumento externo é membranoso; tenue e luzente; a massa é um pouco espessa, macia, aquosa, esverdinhada,