Página:Diccionario de botanica brasileira.djvu/311

Wikisource, a biblioteca livre

MAM

��MAM

��S8S

��A coroUa compe-se de 4 ou 5 ptalas.

Os estames variam de 8 15.

O ovrio, que alg^umas vezes semi- infero, oFerece sempre duas lojas, cada uma das quaes contem dois ou grande numero de vulos pendentes.

O estylete simples e o estigma bipar- tido.

O fructo, coroado pelo clice, uni- locular polyspermico e indishesente.

As sementes que elle encerra compe- se de um grosso embryo privado de endosperma.

Este embryo germina e desenvolve-se algumas vezes no interior do fructo, que elle perfura no pice.

llanioeiro de Caycuata ou da Inlia. Carica faimya. Yar. Farii. idem. Esta qualidade de Mamoeiro vive na America meridional e nas Antilhas.

A sua seiva mais abundante e lctea, que a do antecedente.

As folhas so pecioladas, alternas e lobadas.

As flores dispostas em cachos axil- lares.

Os fructos so peponides.

O Mamoeiro cultivado em quasi to- dos os paizes tropicaes ; seu tronco simples n, e coberto de cicatrizes das folhas cabidas.

No interior inteiramente co e divi- dido por uma espcie de paredes lateraes em muitos compartimentos ; raras ve- zes offerece na extremidade um ou dois ramos ; no Brasil porm ramifica-se mais.

As flores so esbranquiadas, odor- feras e desenvolvem-se nas axillas de todas as folhas, as masculinas tm pe- dnculos de 12 centmetros 1 metro de comprimento, e formam um cacho composto de maneira que parecem ses- seis sobre o tronco.

Come-se o fruto cr ou cosido, ma- duro ou verde.

As folhas servem para clarear a roupa.

O leite misturado com agua tem a virtude extraordinria de tornar tenra a carne : basta mesmo envolvl-a nas folhas por alguns minutos.

��Propriedades medicas. Emprega-se vulgarmente na provinda de S. Paulo como sedativo e expectorante, em xa- rope, na dose de uma colher de sopa de 2 em 2 horas.

Mamoeiro la ndia. V. Ma- moeiro de Cayenna.

Mamoeiro m a clt o . Carica m i- crocarpa^ Linn. Fam. idem. Este Mamoeiro assim chamado em Pernam- buco semelhante ao precedente, mas suas flores nascem em uns pednculos de 50 a 100 centmetros que ramifl- cam-se e ahi produzem a fructo.

Estes pednculos longos e lisos, da grossura de um dedo minimo, esto situados entre peciolos das folhas ho- risontalmente ; com o desenvolvimento o fructo abaixa-se e torna-se pendente.

Elle de ordinrio mais pequeno que o precedente, mais esguio, e no to bom.

Ha duas qualidades, roixa e branca ; a primeira tem os peciolos das folhas roixos (talo roixo) a segunda teir.-n'os verdes (talo verde).

Mamoeiro do maUo. Y.Jara-

cati.

illamo prineipe. Carica. Var. Fam. idem,. No sabemos qual a ptria d'este Mamo recentemente tra- zido ao Brazil, mas asseveramos, que a melhor espcie que temos.

E', na forma, semelhante ao ordin- rio ; porm com os ngulos em vez de salientes na parte superior, como de ordinrio so ao contrario na paate inferior.

No tem a cr amajella na matu- ridade, apenas apresenta cinco man- chas nos ngulos.

Dentro todo co.

Tem de ordinrio um s caroo, ra- ramente dois ou trs, a massa ama- rella-alaranjada, compacta, macia e mui saborosa.

Manimlnlta de cacliorra.

�� �