Página:Diccionario de botanica brasileira.djvu/354

Wikisource, a biblioteca livre

3!SS

��MUS

��MUS

��tudo dos Cogumelos por sua consis- tncia crustcea, pela presena de uma fronde ou thallo sobre o qual se vem as capsulas, por seus sporos nunca descobertos ou ns, sempre encerradas em thccas c finalmente pela propriedade que tm de se re- produzirem tambm por meio de go- nidios, ou utriculos distinctos dos sporos, e espalhados por todos os pontos da frenda.

]ll!issain?>ltii'aiiff'. Cleome Tiep- taphylla. Fam. das Capparidaccas. Subarbustinbo silvestre que vegeta mesmo pelas ruas das cidades.

Recebe este nome em Pernambuco, Bahia e Alagoas, nos sertes, e talvez em todo o imprio.

Cresce at 2 metros, esgalhado.

Tem alguns espinhos nos caules.

Estes so verdes, e de certa altura para cima cheios de foliolos como escamas.

Suas folhas so cinco e as mais das vezes sete, quasi sempre lanceoladas, de cor verde opaca e asulada, inseridas em um eixo commum, de modo que essas flores representam como que dedos unidos pela base.

As flores so brancas, exhalam aro- ma muito suave, e parecem quatro bandeirolas pequenas; brancas, dispos- tas de um lado, deixando lugar para os outros rgos; longos filetes, purpreos.

Seu fructo rudimentario uma siliqua de 12 centimetros, estreitinha, ondulada, com longo pednculo, cheia de pequenas sementes unidas, re- dondas e tambm de cr parda.

Propriedades medicas. O cosimento do Mussamh^ adoado, acredita o vulgo capaz de reduzir as hrnias inguinaes chronicas, e de curar as das crianas, mesmo quando congnitas.

E' tambm applicado em banhos e clj^steres nas hemorroides, mas com cautela; porque dizem ser susceptvel de desenvolver hydropesias sendo usa- do com frequncia principalmente em uso interno.

��Suas sementes alimentam pssaros granvoros que as procuram muito. O mais comum o Mussamh

branco.

Caracteres da famlia. So estas plantas herbceas.

De folhas alternas simplices ou di- gitadas, acompanhadas na base por duas estipulas foliaceas.

Siias flores so terminaes, em forma de espigas ou cachos axillares, ou solitrias.

Seu clice se compe de quatro sepalas caducas, mui raras vezes uni- das pela base.

A corolla formada por quatro ou cinco ptalas iguaes ou desiguaes.

Os estames ora so em numero definido, ora em numero indefinido.

O ovrio simples, muitas vezes elevado sobre um pendiculo mais ou menos comprido, a que se chama po- dogynico na base do qual so inseridos ridos, os estames e as ptalas; apre- senta uma nica loja, contendo alguns trophospermas salientes, sob a forma de laminas ou falsas divises, con- tendo avultado numero de vulos.

O fructo secco ou carnoso.

No primeiro caso uma espcie de si- liqua mais ou menos longa, abrindo-se em duas valvas, com na maior parte das Cruciferas.

No segundo caso uma baga unilocu- lar e polyspermica, cujas sementes ou so parietaes, ou parecem esparsas na polpa que enche o fructo.

Essas sementes so geralmente reni- formes, compostas de um episperma secco e crustceo que cobre immedia- tamente um embryo um pouco curvo e falto de endosperma .

��jlliissi8ss3t vertiellco. Cleome. Fam. das Capparidaceas . E' uma outra espcie que do este nome, porque o caule de certo ponto para cima aver- melhado.

Seu porte e folhas so menores que os do precedente.

�� �