Página:Diccionario de botanica brasileira.djvu/367

Wikisource, a biblioteca livre

PAO

��PAO

��:t4i

��chamado Balsmio de Per^ que j foi to apreciads no commercio pelo seu em- prego na pharmacia ; hoje cahio quasi em desuso.

Este sueco se coagula e secca ; de uma cr loura escura, exliala um bom aroma, agradvel e forte , e o seu sabor amargo e acre.

E' este o chamado Blsamo do Peru do commercio.

Pso ftalsanio. Myroxylum to- luifera, Ricd. Toluiferahalsamum^ Linn. Fam. idem. Esta arvore, de muita analogia com a precedente, differe com- tudo por ter menor numero de foliolos em cada folha, e serem estes de for- ma lanceolada, aguda

Escorre de sua casca a resina liqui- da, que se apara em vasilhas e caba- as, collocadas ao p da arvore, onde solidiica-se, tomando uma cr loura, meio transparente, com cheiro suave, e sabor agradvel e doce.

Elle tem as mesmas propriedades do precedente, e as mesmas applicaes.

Usa-se em xarope para os catarrhos pulmonares.

Esta arvore cresce em Tol, e cha- mam-lhe na Europa Blsamo de Cartlia- gena e Blsamo de S. Thomaz ; existe tambm no Amazonas.

PVo 93i'^iS. Coesalpinia eccliinata, Lamk. Cocsal'pi7iia hrasiliensis ., Linn. Fam. das Leguminosas. Esta arvore do paiz, que tanto ha concorrido para sua riqueza, vegeta profusamente nas pro- vncias septentrionaes do Imprio.

E' de porte m.ediano, ramosa ; casca esponjosa e cinzenta, com os galhos afastados uns dos outros.

As folhas, ovaes e compostas, so duplamente aladas.

As flores, em cachos, de cr vermelha e amarella, so aromticas e de um agradvel aspecto.

O fructo uma vagem.

Os ndios do-lhe o nome de Tbirap- tanga .

Esta arvore tem um cerne de cr mais ou menos carmezim, duro, fcil

��de polir-se bem, e bom para obras de torneiro; mas a grande propriedade que tem de dar uma tinta rubra, bonita e firme, que as fabricas da Europa con- somem, faz com que s seja empregado para esse fim ; ningum ignora que esta madeira foi monoplio do Governo Por- tuguez, que muito enriqueceo o the- souro lusitano, e, hoje mesmo, no ha inteira liberdade em se commerciar com ella.

Uma oi;tra espcie ha, a que cha- mam na Europa Bresille , que das ndias, Coesnlpinia sappofi., Linn.

Ella fornece umabella tinta vermelha; mais rica em princpios corantes, porque d uma cr mais fixa l e ao algodo.

E' a Casalpinia sappon, Linn.

O Po brasil recebe tambm este nome Vo rodado ou Po de Permamhitco.

Extrahe-se d'ella a brasilina, que usada na tincturaria.

Po lc cacliinlio. Heliotropiw pwiciahim. Fam. das Borrag7ie.as . E' um arbustinho trepador; seu caule le- nhoso, escuro, semeado de pontos brancos ; no centro do tronco nota-se muito desenvolvido o estojo medullar, donde ou do qual tiram o miolo, para ficar um tubo que utilisam para ca- chimbo.

As folhas so semi-opacas, pubescen- tes, e speras.

As flores em espigas, que se enro- lam nas pontas, e so s de um lado enxertadas; ellas so alaranjadas, em tubo estreito, com cinco pontas agu- das e pequeninas.

O fructo uma pequena vagem re- donda, globulosa, com sementes dentro.

O caule d'este arbusto, e os ramos menores, tornados fistulosos, formam tubos, de que os naturaes de Pernam- buco se servem nos cachimbos de fumar.

Pio rainperlie. Eemaloccylum campccManum, Linn, e Lamk. Fam. das Legximinosas. Esta arvore na- tural de Campeche no Mxico, d'onde

�� �