Página:Diccionario de botanica brasileira.djvu/68

Wikisource, a biblioteca livre

48

��ANl

��APE

��facas, canos de espingardas, e qualquer metal em estado de oxidao.

O nosso illustrado comprovinciano , Dr. Arruda Camar, extraliio d'ellc bom cordame que o dotado de uma gran- dssima forca ; as fibras teciveis esto postas longitudinalmente na polpa, e n'ella no esto fortementes pegadas ; separam-se com facilidade pelas opera- es do debulho e da lavagem.

PROPmEDADES MEDICAS. O succo d'esta planta acre e empregado como mon- dificativo das ulceras atonicas.

Usa-se em cataplasmas macliucando- se as folhas.

O cosimento feito com 30 grammas de folhas para 500 grammas d'agua em banhos ou fomentaes til nas dores rheumaticas ; 3 decigrammas a 1 1/2 gramma de raiz de Atiinga secca tem dado bons resultados no hydrothorax.

AsBBiga l'a|::ua. Calattim Sfi- nescens. Fam. idem. Planta de aspe- cto semelhante ao Tmhoro, ou Taioba.

Propriedades medicas. As folhas d'esta planta so com proveito appli- cadas nas ulceras grangrenosas ; as sementes cosidas ou assadas, comem-se.

Aiiis;a-il>a. V. Aninga.

AniiiM:a-|>ag*i. Melastoma parvi- flora, Lamck. Couciuea. (?) Fam.das Me- lastomaceas. Arbustosinho de folhas op- postas, ellipticas, flores cr de rosa e que tem por fructo uma capsula de muitas sementes midas.

Propriedades medicas, As folhas seccas e pulverisadas so teis no cu- rativo das ulceras ; tambm frescas e pisadas applicam-se para o mesmo fim.

Caracteres da famlia. As Melas- tomaceas so grandes arvores, arbus- tos , fructices ou plantas herbceas , tendo folhas oppostas, simples, muni- das geralmente de trs a cinco, e mesmo

��at de onze nervuras basilares, donde parte um grandssimo numero de outras nervuras transversaes e parallelas muito approximadas.

As flores, algumas vezes mui grandes, oferecem de alguma maneira todos os modos de inflorescencia.

O clice gamosepalo, mais ou menos adherente ao ovrio, que infero ou semi-infero.

Seu limbo as vezes inteiro ou den- teado, ou emflm de quatro ou cinco di- vises mais ou menos profundas; rars- simas vezes elle forma uma espcie de capsula ou operculo.

A corolla se compe de quatro a cinco ptalas.

Os estames so em numero duplo das ptalas.

Suas antheras apresentam as formas mais variadas e mais singulares, e se abrem no pice por um orifcio ou poro commun s duas lojas.

O ovrio algumas vezes livre, fre- quentssimas vezes adherente ao clice; elle of'erece de trs a oito lojas cada uma contendo um grandssimo numero de ovulas.

O pice do ovrio muitas vezes co- berto de um disco epigynico.

O estylete e o estigma so simples.

O fructo ora secco, ora carnoso, ofe- recendo o mesmo numero de lojas que o ovrio ; fica indehiscente, ou se abre em outras tantas valvas septiferas no meio da face interna.

As sementes so reniformes e contm um embryo levantado ou ligeiramente curvo ; mas sem endosperma.

Aiin^a-iiva. PMloenrou arho- recens. Fam. das Araceas.

Propriedades medicas. As mesmas que as da Aninga.

Anua VitvUx. Cayaponea globoza. em Minas a purga de Carij.

Aperta Ruo. Pifer aduncum, Vell.Fam. das Piperaceas.

�� �