Página:Diccionario de botanica brasileira.djvu/97

Wikisource, a biblioteca livre

BAU

��BAU

��Os pednculos so articulados no meio de sua extenso.

Elias tem um clice de cinco divi- ses profundas, imbricadas lateralmente antes de seu desenvolvimento.

Uma corolla de cinco a dez ptalas patentes, e imbricadas na epocha da jSporao.

Os estames variam de cinco a dez e mesmo mais, tendo os filetes livres, inseridos, assim como as ptalas, abaixo de um disco liypofyynico salientissimo, onde est implantado o ovrio.

Este deprimido no centro, e pa- rece formado de vrios pistillos dis- tinctos, collocados em redor de um estylete central, que parece nascer im- mediatamente do disco. O estylete simples, e sustenta no pice um nu- mero varivel de lobos stigmatiferos.

O fructo se compe das lojas do ovrio, que se separam umas das outras e que formam outras tantas carpellas dru- paceas, sustentadas pelo disco ou gy- nobasio, que cresceu.

Estas carpellas, algumas das quaes abortam s vezes, so unilocullares, mo- nospermicas e indeliiscentes; ellas pare- cem, de algum modo, articuladas sobre o gynobasio do qual se separam facil- mente.

A semente encerra um grosso embryo erecto desprovido de endosperma.

Btft tpM iBistfiB^o . Gomphia Jabo- tainlA^ Limi. e Will. Fam. idem. um arbusto semelhante ao precedente, e com o qual quasi se confunde.

Propriedades medicas. O seu leo applicado nas dores rheumaticas, ery- sipelas, feridas do tero e outras ulceras.

usado tambm na arte culinria.

BuaaBBuliBa , Yanilla aromtica , Swart. Fam. das Orchidaceas . Efi- endron vanilla, Linn. Planta herbcea das ndias Orientaes.

Cresce tambm no Mxico, no Pcr, na Colmbia, na Guyenna e nas provncias do Norte do Brasil ; mas no Par onde mais abunda.

��Ella sarmentosa e trepadeira, tem os caules verdes, cylindricos, nodosos, da grossura de um dedo, munidos de ga- vinhas ou antes raizes adventcias, que se implantam na casca das arvores vi- sinhas, e servem tanto para alimental-a como para sustental-a, visto que a planta continua a vegetar depois de separada da terra.

Folhas rentes , alternas , distantes , ovaes-oblongas, agudas, lisas, um pouco espessas, com nervuras longitudinaes.

Flores dispostas, no pice dos ramos, em cachos axillares pedunculados ; o pe- riantho ou envoltrio dos rgos sexuaes, de um verde amarellado por fora, bran- co interiormente,' formado de seis se- palas.

O fructo uma capsula carnosa, verde a principio e depois de cr roixa escura, comprida e siliquosa.

Sementes numerosas, pretas, globu- losas, repletas de um sueco roixo, espes- so e balsmico.

Colhe-se o fructo antes de estar ma- duro, para evitar que se rache, e deixe escorrer o sueco que contm ; faz-se sec- car sombra, cobi-e-se com uma camada de azeite ; emflm fazem-se molhos com 50 ou 100 capsulas, e mettem-se em cai- xinhas de folhas.

No commercio ha trs espcies :

1.* Bannillia legitima^ do compri- mento de 16 a 20 centmetros, da gros- sura de 7 a 9 milmetros, enrugada e sulcada no sentido do seu comprimento, mais estreita nas extremidades, e cur- vada na base; um pouco molle e viscosa, de cr roixa escura; cheiro forte, agra- dvel.

Conservada n'um lugar secco, e n'um vaso que no seja hermeticamente fe- chada, esta baunilha se cobre de cris- taes de acido benzico;- a mais esti- mada.

2.=^ Baunilha bastarda^ mais curta, mais delgada, mais secca, de cr me- nos carregada ; c menos aromtica e no effloroce.

A ^.^ espcie, chamada Baunilho, tem vagens de 14 a 19 centmetros de com- primento, ede 11 a 21 millimetros de lar-

�� �