Saltar para o conteúdo

Página:Dom Casmurro.djvu/41

Wikisource, a biblioteca livre

mim, sorrindo, um ar de riso de satisfação, que desmentia a abominaçáo do meu peccado. E as vozes repeliam- se confusas :

« Em segredinhos... »

« Sempre juntos... »

« Se elles pegam de namoro... »

Um coqueiro, vendo-me inquieto e adivinhando a causa, murmurou de cima de si que não era feio que os meninos de quinze annos andassem nos cantos com as meninas de quatorze; ao contrario, os adolescentes daquella edade não tinham outro oflicio, nem os cantos outra utilidade. Era um coqueiro velho, e eu cria nos coqueiros velhos, mais ainda que nos velhos livros. Passaros, borboletas, uma cigarra que ensaiava o estio, toda a gente viva do ar era da mesma opinião.

Com que então eu amava Capitú, e Capitú a mim? Realmente, andava cosido ás saias della, mas não me occorria nada entre nós que fosse devéras secreto. Antes della ir para o collegio, eram tudo travessuras de creança; depois que saiu do collegio, é certo que não restabelecemos logo a antiga intimidade, mas esta voltou pouco a pouco, e no ultimo anno era completa. Entretanto, a materia das nossas conversações era a de sempre. Capitú ohamava-me ás vezes bonito, mocetão, uma flôr; outras pegava-me nas mãos para confar-mc os dedos. E comecei a recordar esses e outros geslos o palavras, o prazer que sentia quando ella me passava a mão pelos cabellos, dizendo que os achava lindissimos. Eu, sem fazer o mesmo aos della, dizia que os della