Página:Dom Casmurro.djvu/61

Wikisource, a biblioteca livre

— Você verá se entra ou não.

Calou-se outra vez. Quando tornou a falar, tinha mudado ; não era ainda a Capitú do costume, mas quasi. Estava seria, sem afflicção, falava baixo. Quiz saber a conversação da minha casa; eu contei-lh'a toda, menos a parte que lhe dizia respeito.

— E que interesse tem José Dias em lembrar isto? perguntou-me no fim.

— Acho que nenhum; foi só para fazer mal. E um sujeito muito ruim; mas, deixe estar que me ha de pagar. Quando eu fôr dono da casa, quem vae para a rua é elle, você verá; não me fica um instante. Mamãe é boa de mais; dá-lhe attenção de mais. Parece até que chorou.

— José Dias?

— Não, mamãe.

— Chorou porque ?

— Não sei; ouvi só dizer que ella não chorasse, que não era cousa de choro... Elle chegou a mostrar-se arrependido, e saiu; eu então, para não ser apanhado, deixei o canto e corri para a varanda. Mas, deixe estar, que elle me paga!

Disse isto fechando o punho, e proferi outras ameaças. Ao relembral-as, não me acho ridículo; a adolescencia e a infancia não são, neste ponto, ridículas ; é um dos seus privilegios. Este mal ou este perigo começa na mocidade, cresce na madurera e attinge o maior gráo na velhice. Aos quinze annos, ha alé certa graça em ameaçar muito e nào executar nada.

Capitú refleetia. A reflexão não ora cousa rara